ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Com 200 milhões já investidos, Sisfron começa a ser implantado neste ano

Luciana Brazil | 02/04/2013 10:30

Novos equipamentos para a implantação do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) na fronteira de Mato Grosso do Sul começam a chegar no segundo semestre deste ano. O investimento no monitoramento da fronteira pelo Exército já chegou a R$ 200 milhões no Estado.

O recurso, oriundo do Governo Federal, já foi usado na compra de equipamentos como radares, construção de prédios e aquisição de viaturas.

Uma reunião entre gestores locais e nacionais acontece de hoje até quinta-feira (4) no CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande. De acordo com o major Robson de Menezes Peroni Campos, chefe da comunicação social do CMO, o encontro é o primeiro deste porte, já que as reuniões anteriores eram gerenciais.

O projeto piloto, que foi desenvolvido pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, será implantando a partir de Mundo Novo e Porto Murtinho, se estendendo para o restante de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazônia e fronteira da região sul do país.

Peroni explica que a reunião deverá estabelecer parâmetros, prazos e procedimentos que deverão ser seguidos durante a implementação do Sistema. O Governo Federal tem disponibilizado recursos e algumas medidas de implantação já começaram a ser tomadas.

Alguns veículos já foram adquiridos e estão sendo usados em ações de apoio nas fronteiras. Segundo Peroni, no projeto, os radares serão implantados de uma maneira que, além de aeronaves, veículos terrestres que trafeguem por estrada vicinais serão também detectados. "Serão radares móveis e fixos, além de tropas especiais. É de primeiro mundo".

Os generais Carlos Roberto de Sousa Peixoto, vice-chefe do Estado Maior do Exército, João Roberto de Oliveira, gerente do Sisfron Nacional e o general de Brigada Elias Rodrigues Martins Filho, chefe do Centro de Operações do CMO e gerente local do Sisfron participam da reunião, onde mais de 50 pessoas envolvidas no projeto estão concentradas.

Nos siga no Google Notícias