ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Organizações indígenas defendem troca em comando da Sesai em MS

Caroline Maldonado | 01/12/2015 19:13
Na quarta-feira (25), indígenas protestaram contra troca de comando da Dsei (Foto: Divulgação)
Na quarta-feira (25), indígenas protestaram contra troca de comando da Dsei (Foto: Divulgação)

Após publicação da portaria do Ministério da Saúde, que suspendeu a nomeação de Lindomar Terena do cargo de coordenador distrital da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), em Mato Grosso do Sul, o Conselho do Povo Terena e o Conselho da Aty Guasu Guarani Kaiowá divulgaram nota conjunta, informando que o indígena representa a vontade das comunidades e foi uma indicação feita por elas ao ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Em agosto deste ano, Hilário da Silva foi exonerado da coordenação sob duras críticas de ingerência e uma substituta legal ficou em seu lugar. Com o anúncio da nomeação de Lindomar, houve protestos de lideranças indígenas na sede da secretaria em Campo Grande, na terça-feira (24). 

No entanto, os conselhos que representam os indígenas em Mato Grosso do Sul garantem que o gestor perdeu o apoio das comunidades, a partir do momento em que deixou de atender aos anseios das famílias e adotou um modelo de gestão autoritário ferindo princípios do direito dos povos indígenas. Os representantes querem que seja concretizada a nomeação de Lindomar. 

“Repudiamos qualquer tentativa de desqualificar esta conquista do movimento indígena, sob argumento de que tal indicação possui viés puramente político partidário”. A nota repudia declarações de indígenas de que o Conselho Terena e Conselho Aty Guassu foram extintos.

“Nossa organização existe de fato e de direito. De fato, porque é formada por todas as lideranças indígenas que estão na luta pela terra e de direito, porque estão defendendo judicialmente nossos direitos. Esta fala revela o total desconhecimento da luta das comunidades indígenas”.

Em nota, as organizações lembram que são organizações tradicionais legítimas representantes dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul e integrantes da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

Assinaram o documento, os caciques e lideranças indígenas da Aty Guasu Guarani Kaiowá; Conselho do Povo Terena; Terra Indígena Buriti, Terra Indígena Cachoeirinha, Terra Indígena Lalima, Terra Indígena Pilad Rebuá, Terra Indígena Nioaque, Terra Indígena Taunay-Ipegue, Terra Indígena Cachoeirinha, representante da juventude Terena, das mulheres Terena, dos acadêmicos, professores e rezadores indígenas, além de lideranças das aldeias urbanas.

Nos siga no Google Notícias