ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Órgãos de motociclista morto em acidente salvarão vidas em 3 estados

Yarima Mecchi | 20/10/2016 10:55
Equipe médica ao deixar a Santa Casa levando coração de motociclista para o DF (Foto: Yarima Mecchi)
Equipe médica ao deixar a Santa Casa levando coração de motociclista para o DF (Foto: Yarima Mecchi)

A família de um motociclista de 35 anos, que morreu em acidente de trânsito após dias internado na Santa Casa de Campo Grande, doou os rins, coração e as córneas dele. Os órgãos vão socorrer pacientes que aguardam por transplantes no Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, em uma mobilização que envolve, além de equipes médicas, bombeiros e militares nesta quinta-feira (20).

Com a autorização da família, o coração foi levado para Brasília (DF), os rins para Porto Alegre (RS) e Espírito Santo e as córneas vão permanecer no banco de olhos do hospital.

Na manhã desta quinta-feira (20), a operação de transporte do coração do hospital para a Base Aérea contou com a participação do Corpo de Bombeiros. O órgão é preservado em até seis horas fora do corpo.

Seis motos da corporação, mais uma viatura, fizeram a escolta do carro. No caso dos rins, ambos vão em voo comercial, uma vez que podem ficar até 48 horas fora do corpo e as córneas uma semana.

De acordo com a assessoria da Santa Casa, o homem teve morte encefalica ontem (19). O hospital não pode informar quando o paciente deu entrada na unidade. Ainda segundo a assessoria, o tempo de espera para família quando autoriza a doação de órgãos é de 60 horas.

FAB – O avião que levou o coração para Brasília é da FAB (Força Aéra Brasileira) e chegou em Campo Grande às 5h50 desta quinta, trazendo a equipe médica que fez a retirada do órgão. De acordo com assessoria da Basea Aéra, o avião pertence ao 6º ETA (Esquadrão Transporte Aéreo). A equipe decolou para a Capital Federal às 9h25.

Nos siga no Google Notícias