A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

20/10/2016 10:55

Órgãos de motociclista morto em acidente salvarão vidas em 3 estados

Yarima Mecchi
Equipe médica ao deixar a Santa Casa levando coração de motociclista para o DF (Foto: Yarima Mecchi)Equipe médica ao deixar a Santa Casa levando coração de motociclista para o DF (Foto: Yarima Mecchi)

A família de um motociclista de 35 anos, que morreu em acidente de trânsito após dias internado na Santa Casa de Campo Grande, doou os rins, coração e as córneas dele. Os órgãos vão socorrer pacientes que aguardam por transplantes no Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, em uma mobilização que envolve, além de equipes médicas, bombeiros e militares nesta quinta-feira (20).

Veja Mais
Santa Casa retoma transplantes, mas só vai fazer um até fim do ano
Santa Casa retoma transplantes de rim em novembro e de coração em janeiro

Com a autorização da família, o coração foi levado para Brasília (DF), os rins para Porto Alegre (RS) e Espírito Santo e as córneas vão permanecer no banco de olhos do hospital.

Na manhã desta quinta-feira (20), a operação de transporte do coração do hospital para a Base Aérea contou com a participação do Corpo de Bombeiros. O órgão é preservado em até seis horas fora do corpo.

Seis motos da corporação, mais uma viatura, fizeram a escolta do carro. No caso dos rins, ambos vão em voo comercial, uma vez que podem ficar até 48 horas fora do corpo e as córneas uma semana.

De acordo com a assessoria da Santa Casa, o homem teve morte encefalica ontem (19). O hospital não pode informar quando o paciente deu entrada na unidade. Ainda segundo a assessoria, o tempo de espera para família quando autoriza a doação de órgãos é de 60 horas.

FAB – O avião que levou o coração para Brasília é da FAB (Força Aéra Brasileira) e chegou em Campo Grande às 5h50 desta quinta, trazendo a equipe médica que fez a retirada do órgão. De acordo com assessoria da Basea Aéra, o avião pertence ao 6º ETA (Esquadrão Transporte Aéreo). A equipe decolou para a Capital Federal às 9h25.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions