ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Papiros de Lama investiga uso de documentos falsos em contratos

André Puccinelli (PMDB) é o principal alvo da apuração; policiais federais estão no seu apartamento

Mayara Bueno | 14/11/2017 07:28
Policiais na frente do edifício onde mora o ex-governador de MS, André Puccinelli. (Foto: André Bittar).
Policiais na frente do edifício onde mora o ex-governador de MS, André Puccinelli. (Foto: André Bittar).

A 5ª fase da Operação Lama Asfáltica, deflagrada nesta terça-feira (14), revelou uso de documentos falsos para justificar a continuidade de contratos. Policiais federais estão nesta manhã na casa do ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), principal alvo da investigação.

A operação é feita em conjunto entre a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União e a Receita Federal. Esta fase foi batizada de Papiros de Lama.

Conforme os órgãos de investigação, também foi descoberta a aquisição de ilícita e irregular de produtos e obras, concessão de créditos tributários direcionados, "tudo com a participação de servidores públicos".

Os valores repassados a título de propina eram mascarados com diversos tipos de operações simuladas. "De forma a dar a falsa impressão de licitude ao aumento patrimonial dos integrantes da Organização Criminosa ou de dar maior sustentação financeira aos seus projetos".

A investigação aponta R$ 235 milhões, levando-se em consideração as fraudes e as propinas pagas a integrantes da organização criminosa.

Ainda segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva - o outro seria contra o filho de Puccinelli, André Puccinelli Junior, conforme apurou a reportagem

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária, seis mandados de condução coercitiva, 24 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas investigadas.

As medidas estão sendo cumpridas em Campo Grande/MS, Nioaque/MS, Aquidauana/MS e São Paulo/SP, com a participação de mais de 300 policiais federais, servidores da CGU e servidores da Receita Federal.

Nos siga no Google Notícias