ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Para Anistia Internacional, expansão das usinas de álcool ameaça índios

Marta Ferreira | 05/08/2011 11:20

Nem tudo está ruim, conforme a Anistia. O pesquisador reconhece que as condições de vida dos povos indígenas melhoraram bastante a partir dos direitos adquiridos na Constituição de 1988.

Presença de índios entre trabalhadores de usinas é constante em MS. (Foto: João Roberto Ripper/Imagens Humanas)
Presença de índios entre trabalhadores de usinas é constante em MS. (Foto: João Roberto Ripper/Imagens Humanas)

Mais uma vez, a situação dos índios de Mato Grosso do Sul é citada como preocupante por um organismo internacional de defesa dos direitos humanos. Agora, foi a Anistia Internacional que, em relatório divulgado hoje, avalia que o crescimento econômico está gerando ameaças de violação aos povos indígenas. A expansão das usinas de álcool é destacada como uma ameaça às comunidades sul-mato-grossenses.

O documento intitulado Sacrificando Direitos em Nomes do Progresso, mapeia a situação dos índios em 12 países na América. .A análise da Anistia é de que os problemas relativos aos povos indígenas são parecidos entre si e a maior parte das questões envolve a expansão econômica e a manutenção das populações indígenas em seu território de origem.

O texto cita especificamente os índios Guarani-Kaiowá, que vivem na região mais problemática do Estado na questão indígena, o sul do Estado, onde a disputa de terras e a miséria das aldeias frequentemente são notícia.

Situação grave- No relatório, o panorama de Mato Grosso do Sul é classificada como “especialmente grave”. A Anistia relata que, nessa região, “as comunidades Guarani-Kaiowá sofreram constante perseguição de pistoleiros contratados por fazendeiros locais”. O documento acrescenta que, “apesar dos esforços dos promotores federais para acelerar o processo de reconhecimento do direito dos índios a suas terras tradicionais, os trâmites continuam paralisados”.

Ao comentar o relatório, o responsável pela pequisa no País, Patrick Wilcken, disse que um fator aparentemente positivo para os brasileiros, a expansão econômica, para os índios está trazendo conseqüências negativas. "O crescimento rápido do Brasil, a expansão do agronegócio e a construção de grandes obras, como a barragem de Belo Monte, aumentam o risco para os indígenas", disse.

Em Mato Grosso do Sul, segundo ele, a expansão do setor sucroalcooleiro representa riscos. "A ameaça não vem só do projeto em si, mas dos efeitos colaterais. Muitas pessoas migram para a região e aumentam as invasões a territórios indígenas por madeireiros e garimpeiros", afirma.

As usinas de álcool em Mato Grosso do Sul são tradicionais empregadoras de índios, em condições que, frequentemente, são questionadas e apontadas como análogas ao trabalho escravo.

Avanços- Nem tudo está ruim, conforme a Anistia. O pesquisador reconhece que as condições de vida dos povos indígenas melhoraram bastante a partir dos direitos adquiridos na Constituição de 1988. Porém, reafirma que a expansão da economia brasileira, nos últimos cinco anos, expõe os indígenas às situações de maior perigo em comparação à década anterior.

"A Funai [Fundação Nacional do Índio] não tem recursos suficientes para cumprir o seu papel", disse Wilcken. De acordo com ele, no caso dos indígenas que vivem em fronteiras agrícolas, caso do Centro-Oeste e de Mato Grosso do Sul, é intensa a pressão e a influência dos ruralistas sobre os governos locais.

Nos siga no Google Notícias