ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Peritos de São Paulo avaliam fim de dupla em condução de trens em MS

Aliny Mary Dias | 14/07/2014 08:24
Disputa judicial existe desde 2007 quando liminar foi favorável a trabalhadores (Foto: Marcos Ermínio)
Disputa judicial existe desde 2007 quando liminar foi favorável a trabalhadores (Foto: Marcos Ermínio)

Há pelo menos 7 anos, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Mato Grosso do Sul e a empresa ALL (América Latina Logística) disputam na Justiça a polêmica implantação da monocondução de trens no Estado. Nesta segunda-feira (14), peritos paulistas se reúnem com trabalhadores na sede da empresa em Campo Grande.

De um lado, a empresa quer implantar a monocondução dos trens, que compreende a presença apenas do maquinista sem ajudante na condução da composição férrea. Do outro, está o sindicato que rejeita a condição e já ingressou até uma ação civil pública para garantir a presença de duas pessoas no comando dos trens.

Para mais uma queda de braço entre sindicato e empresa, uma equipe de peritos da 1ª Vara do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Bauru se reúne com funcionários da ALL na tarde de hoje. O objetivo do grupo é entrevistar os operadores das composições que operam da Capital até Três Lagoas, distante 338 quilômetros da Capital.

De acordo com o presidente do sindicato, Evanildo Silva, os peritos vêm ao Estado depois de um novo pedido da empresa à Justiça com objetivo de derrubar a liminar que garante aos trabalhadores o direito de continuar com duas pessoas na conduções dos trens.

“Essa situação existe desde 2007 quando entramos com uma ação civil pública no MPE e depois ganhamos na Justiça contra a empresa. Nosso entendimento é contra a monocondunção porque ela traz prejuízo ao trabalhador por questões de saúde e segurança, tanto dos maquinistas quanto de terceiros”, explica Evanildo.

Além da equipe de peritos, o encontro deve contar com representantes do sindicato e também da ALL na seda da empresa, situada na BR-163, no rodoanel da Capital.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da empresa em razão da reclamação do sindicato sobre os problemas que podem ocorrer se a monocondução for implantada em Mato Grosso do Sul e aguarda retorno.

Nos siga no Google Notícias