ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

PF apura gravação de visitas íntimas no Presídio Federal

Redação | 12/06/2009 14:34

A Polícia Federal investiga a gravação ilegal de imagens de visitas íntimas no Presídio Federal de Campo Grande. Em dezembro do ano passado, vídeos foram apreendidos em casas de agentes penitenciários federais, mas só agora o teor é confirmado.

Não há justificativa oficial para a gravação realizada em ambiente não permitido pela legislação brasileira. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais, Yuri de Matos, a investigação corre em sigilo, por isso nem a entidade pode repassar detalhes sobre o caso.

O advogado do sindicato, Abadío Rezende, fala apenas em indícios de imagens feitas durante as visitas íntimas.

O Campo Grande News apurou que equipamentos profissionais foram instalados nas salas de visita íntima, onde os presos recebem as esposas e namoradas.

O sistema de monitoramento usado indica que o processo de instalação não ocorreu do dia para noite e por isso é levantada suspeita de que a administração do presídio tinha conhecimento sobre o fato.

O procedimento teria sido usado para evitar a articulação de ações do crime organizado fora da unidade penal que é tida como modelo de segurança máxima no País, com um preso por cela e o único contato entre eles durante o banho de sol diário.

No local estão, além do traficante Fernandinho Beira-Mar, chefes e integrantes de milícias cariocas como a "Liga da Justiça". Até agosto do ano passado, o traficante colombiano, Juan Carlos Abadia, também cumpria pena no presídio federal.

A investigação sobre as imagens já avançou, inclusive com indicação dos suspeitos pela instalação dos equipamentos e operacionalização do sistema, mas os nomes não são divulgados nem o tempo em que o sistema funcionou na unidade.

No presídio federal, o diretor-adjunto de plantão hoje, Ricardo Marques, disse desconhecer o caso e que apenas "Brasília" pode comentar o assunto.

A assessoria do Ministério da Justiça não retornou as ligações com pedido de esclarecimentos sobre a investigação.

Nos siga no Google Notícias