ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

PF faz buscas no HU, Hospital do Câncer e casa de Adalberto Siufi

Francisco Júnior | 19/03/2013 07:17
Policiais recolhem materiais na casa de médico, que é diretor-geral do HC e dono da Neoradio (Marcos Ermínio)
Policiais recolhem materiais na casa de médico, que é diretor-geral do HC e dono da Neoradio (Marcos Ermínio)

A Polícia Federal e a CGU (Controladoria Geral da União) cumprem na manhã desta terça-feira, 19 mandados de busca e apreensão e quatro ordens judiciais de afastamento de funções dos diretores no Hospital do Câncer, Hospital Universitário, residências, empresas que possuem contratos com o HU, escritório de contabilidade e empresas de propriedade do diretor do Hospital do Câncer, Adalberto Abrão Siufi, incluindo a casa dele.

As ordens de afastamento, expedidas pela 5ª Vara Federal de Campo Grande, são relativas a dois servidores do HU e a dois empregados de empresa terceirizada que atua no mesmo hospital.

São mais de 100 policiais federais e 15 servidores da Controladoria que participam da operação denominada “Sangue Frio”. O próximo passo da Polícia Federal será a análise do material apreendido com as buscas, inquirição de envolvidos, de testemunhas e de pessoas que espontaneamente se propuserem a testemunhar ou, mesmo que anonimamente, denunciar fatos relacionados.

A investigação da Polícia Federal, iniciada em março de 2012, apurou possível ocorrência de crime em relação ao fato do serviço médico de radioterapia estar há algum tempo sendo prestado a pacientes do SUS apenas pelo setor privado.

As diligências realizadas pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União revelaram a existência de um esquema envolvendo o hospital público e algumas empresas com a finalidade de direcionar licitações e contratações, superfaturar serviços e pagar propinas.

Em relação ao hospital filantrópico, mantido em grande parte por recursos públicos, dentre outros fatos, as investigações apuram os altos valores dos pagamentos realizados a empresas ligadas à própria diretoria do hospital.

A investigação também contou com elementos colhidos pelo Ministério Público Federal, instaurado para acompanhar o processo de reativação e normalização dos serviços de oncologia e radioterapia de hospital público em Campo Grande e também com elementos colhidos pelo Ministério Público Estadual, instaurado para apurar possíveis irregularidades no Hospital do Câncer.

Nos siga no Google Notícias