ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Plantio da cana pode ficar proibido em 92,5% do País

Redação | 17/09/2009 13:10

A proposta do governo federal de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, que está sendo lançada nesta quinta-feira, estende a proibição da construção de usinas e a expansão do plantio a 92,5% do território brasileiro, levando em conta os locais onde o plantio já é vetado, como as unidades de conservação e terras indígenas.

O projeto que ainda será encaminhado ao Congresso Nacional veta o plantio em qualquer área da Amazônia, da Bacia do Alto Paraguai (incluindo todo o Pantanal) ou em vegetação nativa de outros biomas.

Com a aprovação, em todo o país ficarão aptos ao plantio da cana-de-açúcar 64 milhões de hectares (7,5% do território nacional). Conforme a Agência Brasil, atualmente o cultivo de cana ocupa uma área de 8,89 milhões de hectares - menos de 1% do território nacional.

Apesar do aumento das restrições, o governo federal diz que a meta é chegar a 2017 com um aumento de quase 100% na produção do álcool combustível (também chamado de etanol) em relação à produção atual. A área plantada chegaria a 1,7% do território do país.

Puccinelli é contra o projeto da maneira como está pois impede o plantio em áreas onde o estudo feito pelo governo do Estado permite. Ele chorou na manhã de hoje ao falar das dificuldades que está enfrentando quanto ao Zoneamento e acusou o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) de "vender" o Estado para obter o selo verde do álcool.

O estudo do governo do Estado também veta a instalação de usinas de açúcar no Pantanal, mas permite em algumas áreas da Bacia do Alto Paraguai.

Nos siga no Google Notícias