ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

PMA garante que onça pintada será encontrada amanhã

Redação | 29/10/2010 18:39

Em entrevista ao Campo Grande News, no fim da tarde desta sexta-feira, o comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental) da Capital, major Carlos Matoso, esclareceu que a onça pintada que fugiu hoje pela manhã do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para a reserva do Parque dos Poderes será encontrada neste sábado, caso estiver na área de 130 hectares.

Hoje, conforme o major, 25 policiais fizeram buscas em apenas 50% da reserva, com o apoio de cinco cães perdigueiros. Amanhã chegarão a Campo Grande cães americanos especializados em acuar felinos e que auxiliam a PMA de Miranda.

No período noturno desta sexta-feira, serão montadas aproximadamente três armadilhas no Parque dos Poderes. Elas serão distribuídas em pontos estratégicos próximos ao local em que o animal ficava, com seu principal atrativo alimentar: carne.

Caso ela não seja encontrada hoje à noite, por meio das armadilhas, as buscas serão retomadas amanhã, a partir das 6h, com previsão de término apenas no fim do dia. O major conta que se a onça pintada estiver no parque, ela vai ser encontrada.

Se a onça não estiver no parque e for encontrada por alguém na rua, ela não irá atacar, de acordo com o major, afinal, desde os dois meses de vida está no Cras e nunca atacou o tratador. O animal tem oito meses e só irá atacar se a pessoa simular um ataque, explica Carlos Matoso.

A fêmea tem 50 quilos e pode ficar até três dias sem comer. Sobre a hipótese de falta de alimentação, o major descarta, informando que pela reserva existem animais como cotias, capivaras e quatis.

"Se ela conseguir se alimentar desses animais vai ser muito bom, pois poderá deixar vestígios. Mesmo assim, a tendência é de que o animal retorne ao hábitat natural em que vivia", concluiu o major, ressaltando que por ser um felino que já tem convívio com o ser humano, a onça não oferece risco.

Nos siga no Google Notícias