ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

PMA ministra curso sobre taxidermia em Aquidauana

Redação | 21/11/2010 17:36

A PMA (Polícia Militar Ambiental) inicia amanhã, às 8h, em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Aquidauana, um curso de taxidermia (empalhar) de animais silvestres (mamíferos).

O curso visa a preparar os policiais para aproveitamento de animais atropelados, ou que morrem no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), fazendo taxidermia e os utilizando em oficinas de educação ambiental, em especial em escolas públicas e privadas, para discutir os problemas relacionados à fauna.

Para a UFMS o objetivo é preparar os acadêmicos do curso de biologia para produzir material para composição do acervo de museus e ainda poderem ter contato com animais da nossa fauna, manuseando-os e adquirindo, além dos conhecimentos de taxidermia, conhecimento de anatomia. O material deste curso será para constituir o museu de Educação Ambiental da PMA de Aquidauana.

Participarão do curso três policiais ambientais do Amapá, 30 alunos da UFMS de Aquidauana e dez policiais ambientais de Mato Grosso do Sul.

Os policiais do Amapá participam do segundo curso e apreenderão a taxidermia para constituir museus para fazerem educação ambiental em seu estado, nos moldes, que é trabalhada em Mato Grosso do Sul. Eles ainda participarão do curso de répteis e de peixes no próximo ano, completando o aprendizado em aves, répteis mamíferos e peixes.

O curso, que será realizado no laboratório da UFMS de Aquidauana durará até a sexta-feira (26). Este é o terceiro curso de Taxidermia de Animais Silvestres realizado pela PMA neste ano. Os dois anteriores (mamíferos e répteis) foram realizados para a formação do museu de Educação Ambiental da Subunidade da PMA de Corumbá, quando foram montados 70 animais silvestres.

O curso é ministrado por Gláucio Mendes de Souza, Vilson da Silva Souza e Claudeir Mikoleite.

Nos siga no Google Notícias