ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

População troca sacolas plásticas no "Dia100Sacola CG"

Redação | 28/11/2009 09:20

Internautas de Campo Grande tomaram iniciativa pioneira no país, ao realizar o "Dia sem sacola". Em contatos no twitter, os organizadores mobilizaram voluntários e convocaram a população de Campo Grande a trocar suas sacolas de plástico por sacolas de pano, na manhã deste sábado na Praça Ary Coelho.

O twitter foi o palco dos quatro organizadores, que se conheciam apenas pela rede de microblogs,para que discutissem sobre a questão das sacolas plásticas. O evento foi elaborado em 23 dias, sendo o primeiro em todo o Brasil, batizado de "Dia100Sacola CG". O grupo, encabeçado pelos blogueiros Geraldo Thomas, Liziane Berrocal, Cássio José e Val Reis, teve a idéia de promover um dia sem sacolas plásticas na cidade.

A jornalista e uma das idealizadoras do evento, Liziane Berrocal, de 29 anos, conta que começaram a elaborar a discussão toda no twitter e para o evento, conseguiram apoio de empresas privadas. Quem leva 20 sacolas plásticas, ganha uma sacola de pano, a chamada "sacola ecológica", além de uma muda de planta nativa do estado.

A publicitária Edevanete Reis, de 38 anos, comentou que cerca de 30 voluntários se apresentaram, também via twitter, para ajudar no evento. Segundo Valdinete, ao final do evento será feita uma "tereza", corda artesanal, com as sacolas e a usarão para contornar a praça Ary Coelho.

Várias pessoas foram trocar suas sacolas. O consultor de vendas Risley Smith, contou que passou logo cedo na praça, mas ainda não havia começado a campanha. Voltou no meio de seu expediente para trocar suas sacolas por uma de pano.

Para Risley, é uma questão de hábito o uso da sacola de pano para fazer compras. "As pessoas vão mais ao mercado e pegam mais sacolas. Antes, iam ao mercado uma vez por mês, agora, é normal ir toda a semana".

O consultor de vendas disse que deixará sua sacola de pano no carro, pois "eu não terei de ir para casa e pegar a sacola, deixando no carro ela estará sempre à mão quando eu for ao mercado".

A aposentada Glaucia Brito Rodrigues, 74 anos, levou várias sacolas e avisou que vai usar apenas a sacola de pano a partir de agora, para evitar desperdícios.

Messias Ribeiro Firmino, 34 anos, que já trabalhou como empacotador em um supermercado, disse que viu vários abusos das pessoas, como colocar apenas uma mercadoria em cada sacola plástica, para levar muitas para casa.

"Eles fazem isso para ter várias sacolinhas para o lixo". Firmino diz que é possível que as pessoas usem as sacolas de pano, basta divulgação.

Exemplo

Nos siga no Google Notícias