ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Programa reduz acidentes e violência no recreio da Reme

Redação | 07/09/2009 16:24

Desde o início do segundo semestre deste ano, os índices de violência e acidentes tiveram redução no intervalo das aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande. Os números refletem o programa Recreio Lúdico, implantado em 70 das 88 unidades da Capital.

O projeto tem o objetivo de resgatar as brincadeiras esquecidas nos tempos de propagação de jogos nos computadores e na era da internet. Segundo o coordenador do Ensino Fundamental da Reme, professor Osmar Martins, responsável pelo projeto, o foco da implantação dessas brincadeiras "à moda antiga" nos intervalos das aulas é a redução da violência nas escolas. Com a redução da ociosidade, os estudantes passam a ter uma maior conscientização de sua ocupação na escola, exercitando outros valores.

Na Escola Municipal Eulália Neto Lessa, no bairro Manoel Taveira, o Recreio Lúdico foi iniciado na volta às aulas do segundo semestre. Lá, cerca de 20 estações de brincadeiras funcionam diariamente durante o recreio e, desde que começou, já teve até revezamento das estações, com reedições das atividades mais populares.

De acordo com a diretora Lucy Marta Nantes, a coordenação recebia, todos os dias, de 20 a 25 queixas de alunos sobre casos de violência entre os estudantes. Hoje, ela relata que os casos chegam a zero. "Essas atividades estimulam o respeito entre os alunos. Eles exercitam a solidariedade, ficam na fila, esperam a vez", disse.

Nos siga no Google Notícias