ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Projeto da UEMS vai legar planetário a 26 municípios

Nícholas Vasconcelos | 22/12/2012 18:15

Projeto da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai levar planetário a 26 municípios do Estado. Com recursos de R$ 60 mil do CNPQ, o projeto “Astronomia Itinerante – O Céu pelos olhos do Cerrado ao Pantanal” pretende levar o conhecimento sobre o espaço para mais de 20 mil pessoas.

Durante dois anos o projeto vai percorrer escolas públicas e unidades da UEMS para a popularização da ciência.

O público que participar das ações do projeto Astronomia Itinerante passará por três etapas. Na primeira, classificada como Instrumentos de Observação do Céu, as pessoas passam por uma série de maquetes e demonstrações experimentais, que ilustram, de maneira simples e direta, alguns dos conceitos utilizados em Astronomia. O objetivo dessa seção é estimular a curiosidade dos visitantes e manter sua atenção aguçada em alguns tópicos específicos que serão trabalhados nas demais etapas da exposição.

O ponto alto da atividade fica por conta da etapa classificada como O Mapa do Céu. Nela, o Público, em um número que varia de 20 a 30 pessoas, assiste à simulação do Céu Noturno no interior do domo do Planetário Móvel, observando os principais movimentos do Sol e como o mesmo explica nossa percepção do dia e da noite; são abordados os referenciais celestes para a navegação na idade média e dos grandes descobrimentos explicados pelos mitos indígenas e de diversos povos na história da humanidade.

A última etapa é voltada para a observação astronômica em ambiente externo para a montagem dos telescópios.Telescópios e monitores darão suporte às observações.

Nos siga no Google Notícias