ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Projeto de lei da Assembleia quer prevenir morte de recém-nascidos

Iniciativa é do deputado Marcio Fernandes (MDB) e prevê treinamento de primeiros socorros para os pais e responsáveis

Izabela Sanchez | 19/06/2018 14:54
Projeto é de autoria do deputado Marcio Fernandes (Divulgação/Alms)
Projeto é de autoria do deputado Marcio Fernandes (Divulgação/Alms)

Com treinamento para pais e responsáveis, um projeto de lei da Alms (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) quer prevenir a morte de recém-nascidos. O Projeto é do deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), e quer evitar casos como engasgamentos ou aspiração de corpos estranhos, causas comuns de morte de bebês.

Para o deputado, muitos casos podem ser evitados com o treinamento.“Muitas vezes os pais não tem ideia do que fazer, como proceder para salvar o bebê. Medidas simples podem fazer a diferença em momentos de aflição”, afirmou.

O projeto prevê que hospitais e maternidades de Mato Grosso do Sul deverão oferecer aos pais e responsáveis as orientações antes da alta do recém-nascido. Os hospitais também deverão informar aos pais sobre a existência e disponibilidade do treinamento presencial.

A asfixia é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de crianças com até um ano no Brasil. Os casos podem ser consequências de diversos fatores, entre eles a obstrução mecânica das vias aéreas, quando o bebê engasga com líquidos, alimentos ou pequenos objetos.

O projeto ainda deve passar por votação na Assembleia, antes de seguir para aprovação do Governo e se tornar lei.

Nos siga no Google Notícias