ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Pronatec deve dobrar oferta de cursos de qualificação profissional em 2014

Viviane Oliveira | 20/11/2013 09:22
Alice fez dois cursos pelo Pronatec e hoje trabalha no Senac, instituição onde estudou. (Foto: Cleber Gellio)
Alice fez dois cursos pelo Pronatec e hoje trabalha no Senac, instituição onde estudou. (Foto: Cleber Gellio)

A quantidade de vagas para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o número de cidades atendidas deve dobrar em 2014. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, este ano foram 9.275 estudantes atendidos, distribuídos em 46 municípios em 24 cursos diferentes. Os sistemas nacionais de aprendizagem oferecem o curso técnico por meio da articulação com órgãos demandantes, como por exemplo, prefeituras, que são responsáveis pela solicitação de abertura dos cursos.

O diretor regional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Vitor Melo, disse que no ano que vem serão cerca de 20 mil vagas e 60 municípios atendidos em cursos de qualificação profissional oferecidos pela instituição. Com duas unidades recém-inauguradas, em Campo Grande e Naviraí, Vitor ressalta  que depende das prefeituras de cada município para credenciar e solicitar os cursos. “Nós priorizamos o atendimento pela demanda”, destaca.

O Pronatec capacita pessoas de diversas áreas e podem participar os beneficiários ou dependentes de programas federais com idade entre 16 e 59 anos. Qualquer membro da família pode se matricular nos cursos, pois não tem limite por família. O aluno, depois que terminar o curso, pode se matricular em outro.

Foi o que aconteceu com Alice Barbosa Leite, 37 anos, que fez dois cursos pelo Pronatec e hoje trabalha no Senac de assistente de logística. Quando fez os cursos Alice estava desempregada e depois que ser formou conseguiu uma vaga em uma das unidades. “Há 1 ano passei pelo processo seletivo e hoje estou empregada exercendo a função para qual me qualifiquei”, comemora.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são de açúcar e álcool, administração, agricultura, agronegócio, agropecuária, biblioteconomia, comércio, comunicação visual.

Também são oferecidos cursos de contabilidade, cozinha, eletrônica, eventos, hospedagem, informática para internet, informática, logística, manutenção e suporte em informática, meio ambiente, recursos humanos, rede de computadores, serviços jurídicos, transações imobiliárias, vendas.

Quem pode se inscrever - As vagas gratuitas oferecidas no Programa são destinadas trabalhadores rurais, índios e quilombolas, menores que cumprem medidas socioeducativas, pessoas desempregadas, portadores de deficiência, beneficiários de programas federais de repasse de renda ou inscritas no CadÚnico, alunos de escolas públicas que cursam o Ensino Médio.

Os cursos são oferecidos pela Senac, Senai, Sesc, Sesi, Senat e também nos institutos federais de educação profissional. Além do curso gratuito, o aluno recebe alimentação e transporte.

Nos siga no Google Notícias