ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Psiquiatria do Regional apresentava problemas desde 2007

Redação | 06/04/2010 13:15

A situação da ala psiquiátrica do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian preocupava funcionários e o corpo clínico desde 2007. As condições de segurança e estrutura foram discutidas várias vezes e também cobradas soluções.

O incêndio ocorrido no sábado foi o desfecho de uma situação que se arrasta há três anos. Trabalhadores do setor contaram que a precariedade era maior. Um servidor observou que construíram a ala no 5º andar, mas não colocaram grades nas janelas. Houve caso de paciente que se jogou do local e outro fugiu.

Em reunião realizada em 29 de outubro de 2007, que teve a presença da direção do HR, os servidores reclamaram da falta de segurança e da necessidade de adequação da estrutura do local.

A reunião foi feita após um funcionário da ala psiquiátrica ter sido refém de um paciente que queria fugir. Na época, o Conselho Local de Saúde analisou a proposta para reduzir o número de leitos da psiquiatria e não para investir em mais segurança.

O presidente do Sintss (Sindicato dos Trabalhadores na Seguridade Social), Julio César das Neves, acusou a direção de tentar terceirizar o setor. "Eles querem transferir a responsabilidade da psiquiatria para ONG's (Organizações Não-Governamentais). Não querem arcar com saúde mental no hospital", denunciou.

Neves ressaltou que a brigada de incêndio do hospital não é eficiente, alarmes e extintores de incêndio não funcionam: "Se alguém acionar o alarme nada acontece. E pode checar os extintores, estão todos vencidos", alertou.

A reportagem fotografou um extintor no refeitório do hospital cuja manutenção venceu em fevereiro desse ano.

Curto-Circuito

Nos siga no Google Notícias