ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Quatro cidades do MS têm recursos do Ministério da Saúde suspensos

Nyelder Rodrigues | 04/03/2013 21:13

Quatro cidades sul-mato-grossenses e outras 475 no restante do Brasil tiveram a transferência de dinheiro dos programas Saúde a Família e Saúde Bucal suspensas pelo Ministério da saúde.

A portaria, do dia 1º de março e assinada pelo ministro Alexandre Padilha, foi publicada nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial da União (DOU), já entrando em vigor.

Os municípios do Estado que tiveram os recursos suspensos são Bataguassu, Coronel Sapucaia, Itaquiraí e Paranhos. Em cada cidade, foi constatado irregularidades em uma Equipe de Saúde da Família (ESF), e Equipe de Saúde Bucal (ESB1).

Já em Agentes Comunitários da Saúde (ACS), foram encontradas 9 irregularidades em Bataguassu, 6 em Coronel Sapucaia, 5 em Itaquiraí e 7 em Paranhos. Os agentes também tiveram os pagamentos bloqueados.

As irregularidades encontradas nos agentes são relativas a duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Existe uma regra que proibi os agentes de acumular mais de dois cargos ou empregos públicos, e de se cadastrar em mais de uma equipe.

As equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias em uma comunidade; atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, e na manutenção da saúde das comunidades.

Além dos quatro municípios do Mato Grosso do Sul, estão na lista também 4 do Acre, 8 de Alagoas, 5 do Amazonas, 1 do Amapá, 75 da Bahia, 40 do Ceará, 5 do Espírito Santo, 7 de Goiás, 64 do Maranhão, 62 de Minas Gerais, 12 de Mato Grosso, 19 do Pará, 22 da Paraíba, 35 de Pernambuco, 13 do Piauí, 20 do Paraná, 9 do Rio de Janeiro, 15 do Rio Grande do Norte, 1 de Rondônia, 2 de Roraima, 13 do Rio Grande do Sul, 13 de Santa Catarina, 13 de Sergipe, 9 de São Paulo, 8 do Tocantins.

(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias