ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Raio mata dois e fere um em Caarapó; em 12 anos, foram 102 mortes em MS

Aliny Mary Dias | 22/10/2013 10:23
Estado registra média de 11,88 milhões de raios por ano (Foto: Divulgação/Inpe)
Estado registra média de 11,88 milhões de raios por ano (Foto: Divulgação/Inpe)

Além do homem de 68 anos, que morreu após ser atingido por um raio na aldeia Tey Kuê em Caarapó, a 283 quilômetros da Capital, outros dois adolescentes indígenas também ficaram feridos pela descarga elétrica. De acordo com a Polícia Civil, um dos adolescentes morreu na hora. Em 10 anos, raios já mataram mais de 100 pessoas no Estado. 

A descarga elétrica ocorreu por volta das 20 horas de ontem (21) e a primeira vítima foi Idalécio Roque, que estava em frente a porta da casa de madeira. Conforme a polícia, o impacto do raio também atingiu a mulher do indígena, mas ela não se feriu.

Poucos minutos depois, dois adolescentes que dormiam em uma casa de madeira em outro ponto da aldeia também foram atingidos por um raio. A descarga elétrica atingiu a parede do quarto e os dois adolescentes que dormiam ficaram feridos.

Um deles identificado como Fabricio da Silva, 16 anos, morreu na hora. O outro adolescente, segundo a polícia, ficou ferido e foi socorrido por uma equipe da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) até o hospital de Caarapó.

Números – Segundo levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado com maior incidência de raios e o 4º quando o assunto é morte em decorrência das descargas elétricas.

Em Caarapó, o Inpe afirma que a média é de 12,28 raios por metros quadrados e que antes das últimas mortes, a cidade só havia registrado outras duas mortes nos últimos 10 anos. A média em Mato Grosso do Sul é a queda de 11,88 milhões de raio por ano.

Em 10 anos, de 2000 a 2012, o Estado já registrou 102 mortes após queda de raios.

Nos siga no Google Notícias