ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Relator da ONU visitará aldeias de Dourados no dia 24

Redação | 15/08/2008 17:15

O último compromisso de campo do relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas), James Anaya, será visita às aldeias guaranis-kaiowas de Dourados, no dia 24 de agosto. Anaya começou ontem visita oficial de doze dias ao Brasil para monitorar a situação dos indígenas no país.

As aldeias guaranis-kaiowas de Dourados enfrentam problemas de superlotação, desnutrição e alto índice de suícidios e são um dos pontos críticos que serão avaliados pelo relator.

Dourados é um dos 26 municípios em Mato Grosso do Sul onde a Funai determinou estudos antropológicos visando futuras demarcações de terra, e que tem enfrentado um aumento da tensão entre indígenas e fazendeiros.

A reserva Raposa Serra do Sol em Roraima, alvo de disputa entre índios e plantadores de arroz, é o outro terreno conflituoso por onde Anaya irá passar.

O relator especial para Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas da ONU, produzirá relatório que será apreciado na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização, que ocorrerá em dezembro.

Nos siga no Google Notícias