ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Resultado de exame sobre suspeita de gripe sai à tarde

Redação | 29/04/2009 08:30

O resultado do primeiro exame sobre o caso suspeito de gripe suína em Campo Grande deve sair na tarde desta quarta-feira. De acordo com o diretor da vigilância em saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Eugênio Barros, o exame deve apontar se a paciente tem influenza, vírus causador da gripe.

Caso seja confirmada gripe, a amostra segue para São Paulo para identificar o tipo de vírus. "Hoje não vai definir se é gripe suína. E se a amostra for para São Paulo serão mais seis a oito dias para saber o resultado", esclarece Barros.

Na Capital, uma mulher, que passou pelo México ao retornar dos Estados Unidos, apresentou sintomas. Ela foi atendida no posto de saúde do bairro Guanandi, na última segunda-feira. Amostra de secreção da garganta foi coletada para exame. Por enquanto, a paciente está em casa, em isolamento e usando máscara.

Ontem, foi definido que o HU (Hospital Universitário) será o hospital de referência se houver casos de gripe suína. "O HU é horizontal, tem condições de ter uma porta de entrada independente. A Santa Casa vai ficar reservada aos acontecimentos diários da cidade", afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Os primeiros casos da doença foram detectados no México e, atualmente, há casos em 9 países. A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.

Nos siga no Google Notícias