ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Reunião na governadoria debate ações do Gabinete de Gestão da Fronteira

Francisco Júnior | 07/03/2013 06:38
Gabinete atua em municípios do Estado que fazem fronteira com outros países. (Foto: Divulgação)
Gabinete atua em municípios do Estado que fazem fronteira com outros países. (Foto: Divulgação)

As ações do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira serão debatidas em uma reunião na tarde desta quinta-feira (7) na sede da governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

O encontro marcado para às 14 horas reunirá integrantes dos quatro pólos do colegiado instituídos estrategicamente nos municípios de Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Jardim.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, este será um encontro para a consolidação das ações de MS no âmbito da Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública). "E por essa relevância, também foram convidados para a participar prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores destes municípios", informa Jacini.

Para o secretário, as ações realizadas no ano passado consolidaram a atuação do Gabinete na fronteira. “Durante o ano de 2012 realizamos oito operações policiais coordenadas, que apresentaram resultados significativos, demonstrando que o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é uma ferramenta essencial no combate aos crimes transfronteiriços”, ressalta Jacini.

O secretário Executivo do GGI-FRON, coronel Valter Godoy Rojas, explica que esta será a primeira reunião de gestão realizada após a Institucionalização dos quatro polos, sendo que a última aconteceu em Jardim, no mês de novembro de 2012. “Nosso objetivo é fazer uma avaliação das ações deflagradas no ano passado e traçar novas metas de enfrentamento dos crimes na região fronteiriça”, comenta Godoy.

Hoje, o trabalho do GGIFRON é efetivo, planejado e baseado na inteligência policial, garante Godoy. “As forças armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, os organismos estaduais de segurança pública, com o Poder Judiciário e Ministério Público, trabalham lado a lado neste enfrentamento”, conclui.

O objetivo do gabinete é intensificar as ações epolíticas de enfrentamento aos crimes na faixa de fronteira, fortalecendo a integração entre o Brasil e os países vizinhos. Em Corumbá, o reforço na segurança atingirá toda a área de fronteira com a Bolívia. Em Ponta Porã, o foco é a fronteira com o Paraguai.

Uma das principais competências do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é promover a integração entre os órgãos da justiça criminal e defesa social no combate ao crime organizado e ao tráfico ilícito de entorpecentes. São considerados membros natos do GGI Aliança representantes dos seguintes órgãos: Batalhão da Polícia Militar, Delegacia Regional da Polícia Civil, Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteira, representante da Superintendência de Assistência Socioeducativa e representantes da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e da Coordenadoria Geral de Perícia. Os demais órgãos poderão atuar no colegiado, como convidados.

A proposta dos gabinetes é melhorar a articulação entre polícias Civil e Militar, bombeiros, guarda municipal, Polícia Federal e Rodoviária Federal, além de outras instituições de segurança do Estado. Essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública e responder com mais rapidez às necessidades da área.

Nos siga no Google Notícias