ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Revitalização deve começar em maio na rua 14 de Julho

Redação | 04/02/2010 11:53

O plano de revitalização do Centro de Campo Grande terá início pela rua 14 de Julho, a mais importante para o comércio da Capital. A previsão é que as obras começem a partir de maio. O projeto prioriza o pedestre, a despoluição visual, instalação de fiação subterrânea e valorização de imóveis que contam a história da cidade.

De acordo com a presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marta Martinez, o projeto prevê que das 5 faixas da rua 14 de Julho (duas de estacionamento e três de rolamento), somente duas sejam mantidas para a circulação de veículos. "As calçadas serão mais amplas. Hoje são seis metros de calçadas, três de cada lado. Com a mudança, serão sete metros de calçada de cada lado. A prioridade é o pedestre", reforça Marta Martinez, que apresentou o projeto de revitalização hoje na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

A 14 de Julho terá calçadas na altura da via, proporcionando o fechamento da via para shows ou em datas especiais para o comércio. O plano deve trazer de volta à rua o famoso relógio, que será instalado no cruzamento com a avenida Afonso Pena.

"Vamos receber sugestões para melhorar a proposta". Em março, será realizada uma audiência pública e, em abril, o projeto segue para votação na Câmara Municipal. "Depois de aprovado, começa a licitação para as obras na 14 de Julho".

Para a primeira fase, a prefeitura dispõe de R$ 7 milhões. Os demais recursos devem vir do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que disponibilizou linha de crédito de 50 milhões de dólares, ou do PAC das Cidades Históricas.

Ao todo, o plano de revitalização inclui uma área de 250 hectares, que se estende dos altos do bairro São Francisco até à avenida Fernando Côrrea da Costa. O projeto deve ser concluído em 20 anos.

De acordo com Marta Martinez, a proposta inclui revitalização econômica, preservação do patrimônio histórico, valorização do espaço público e criação de circuitos culturais.

"O Centro tem vida no período diurno. Mas vira uma cidade morta no período noturno e o espaço vazio é ocupado com degradação, como prostituição e assalto", salienta a diretora do Planurb. A intenção é que a região central tenha restaurantes, shows e eventos.

Já o Mercadão Municipal deve ganhar praça de alimentação e estacionamento no subsolo. A Praça dos Imigrantes, ponto de comercialização de artesanato, será reformada para que os produtos ganhem visibilidade.

Localizada em frente à igreja Santo Antônio, a Praça Vespasiano Martins terá um monumento com os sinos antigo do templo. Em âmbito cultural, outra proposta é criar uma rua exclusiva para pedestres ligando o Centro Cultural José Octávio Guizzo ao Memorial da Cultura.

No entorno da Praça Ary Coelho, que terá ações para melhorias na segurança e iluminação, serão construídas estações de embarque, para agilizar o transporte coletivo.

Parque Esplanada

Nos siga no Google Notícias