ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Risco de confronto com índios preocupa produtores

Redação | 16/09/2009 08:50

Produtores rurais de Rio Brilhante estão preocupados com o risco de confronto com os índios guaranis-kaiowá despejados sexta-feira da fazenda Santo Antonio de Nova Esperança e instalados em acampamento às margens da BR-163.

Donos da fazenda desocupada e proprietários de fazendas vizinhas se uniram e contrataram seguranças privados da empresa Gaspem para vigiar as áreas e evitar novas invasões. Os seguranças começaram a trabalhar no fim de semana e passaram mais uma noite vigiando as propriedades, segundo os fazendeiros.

"O produtor não está mais do que fazendo valer o seu direito, aliás, o direito de propriedade", afirmou presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Leonardo Mendonça Thomaz. Segundo ele, a permanência dos índios na beira da estrada é mais um motivo para preocupação. "Entendemos que eles deveriam ir para Douradina, pois é lá que eles moram, que têm residência", afirmou.

O advogado Mário Cerveira, um dos proprietários da fazenda Santo Antonio de Nova Esperança, disse ontem que a Funai descumpre a decisão da Justiça Federal, que determinou a realocação dos índios em outro local, ou remoção para a aldeia de Douradina. Segundo ele, os índios estão correndo risco morando em barracos na beira da estrada, onde o fluxo de veículos pesados é intenso.

Nos siga no Google Notícias