ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Rótulos deverão alertar sobre perigos dos alimentos

Redação | 21/03/2010 08:20

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prepara uma portaria, que deve sair em abril, determinando a inclusão de mensagens de advertência nos rótulos de de alimentos que possam ameaçar a saúde do consumidor. A exemplo do que já acontece com as bebidas alcoólicas, as frases serão incluídas na propaganda veiculada nos meios de comunicação e no material de publicidade disponível nos pontos de venda.

Com a medida, a Anvisa pretende é alertar os consumidores para o risco do consumo excessivo de alguns alimentos e a associação entre a composição do produto e doenças, como por exemplo: bebidas açucaradas e obesidade; gorduras saturadas e diabetes tipo 2; gordura trans e doenças cardiovasculares; gordura de origem animal e câncer; açúcar livre e cárie.

O objetivo, conforme o órgão, é estimular o consumidor a escolher o que come de forma consciente. A principal doença que a medida visa combater é a obesidade, provocada pela alimentação incorreta, rica em açúcar, carboidrato e gorduras.

De acordo com dados apresentados pela Anvisa em audiência pública no Senado Federal em novembro de 2009, mais de 47% dos homens brasileiros e cerca de 40% das mulheres tem excesso de peso. Das mulheres, 13% são consideradas obesas.

Além da obesidade, a má alimentação pode causar diabetes (que aflige a 5% dos brasileiros) e hipertensão arterial (23% de incidência). Essas doenças crônicas como essas são responsáveis por quase 70% dos gastos com atenção à saúde do SUS (Sistema

Nos siga no Google Notícias