ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Sancionada lei que mantém concurso para delegado de Polícia Civil

Nadyenka Castro | 14/03/2013 08:17

O governador André Puccinelli (PMDB) sancionou a alteração na Lei Orgânica da Polícia Civil, que tira a reserva de vagas para deficientes físico. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado.

O projeto de mudança na lei foi encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa nessa quarta-feira e aprovado pelos deputados estaduais.

O concurso para 30 vagas de delegado da Polícia Civil havia sido suspenso pela Justiça a pedido do MPE (Ministério Público Estadual) por não reservar vagas para deficientes físicos.

Diante da determinação judicial, o Executivo fez o projetoque normatiza as exigências para o exercício das funções dos cargos das carreiras, modificando o artigo 1º da Lei Complementar de 2005.

Agora, para o ingresso na Polícia Civil passa a ser exigida “plena aptidão física e mental, comprovada mediante parecer médico emitido por junta médica oficial específica a ser designada”.

Em função dessa alteração, dispõe a nova Lei que “não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência em razão da exigência de plena aptidão física e mental para o exercício da função policial civil”.

Com a nova lei, tornam-se obrigatórias avaliações de natureza médica-odontológica (de caráter eliminatório), de aptidão física, investigação social e curso de formação policial, comprovando a habilitação dos candidatos.

Nos siga no Google Notícias