ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Saúde fará arrastão para encontrar casos de tuberculose

Redação | 23/03/2010 12:07

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) promoverá arrastão em Campo Grande para localizar novos casos de tuberculose. O objetivo é realizar os exames e iniciar o tratamento contra a doença, que tem cura, mas matou 18 pessoas no ano passado na cidade.

Os sintomas são tosse produtiva (com secreção) há mais de três semanas. Esta é a estratégia deste ano do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado amanhã.

Na Capital, a mobilização contará com os profissionais dos postos de saúde e dos agentes comunitários. "Precisamos aumentar a busca de novos casos, que ainda é acanhada, não é efetiva, por isso estamos incentivando os agentes de saúde para serem mais participativos e atuantes, colaborando com a equipe municipal de saúde", afirmou a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Sueli Almeida.

As unidades básicas de saúde (UBS) do município estão preparadas para fazer o diagnóstico e o tratamento da tuberculose, que é gratuito e dura seis meses. As chances de cura dos pacientes são reduzidas quando ocorre o abandono do tratamento.

O Ministério da Saúde preconiza a cura da doença em 85% dos casos. Em Campo Grande, em 2009, a recuperação dos pacientes alcançou 78.44% dos casos. "A cura está ligada à adesão ao tratamento", esclarece a gerente da Vigilância Epidemiológica. Sueli lembrou que "a tuberculose é uma doença social, que atinge as populações mais carentes".

No ano passado, foram registrados 304 novos casos de tuberculose em Campo Grande. Já o percentual de óbitos ficou em 6.03%, acima do índice considerado tolerável, que é de 5%, levando-se em conta que a doença é tratável e curável.

Também em 2009, 6.89% dos pacientes com tuberculose abandonaram o tratamento, sendo que o tolerável, recomendado pelo Ministério da Saúde, não deve passar de 5%. "As populações vulneráveis

Nos siga no Google Notícias