ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Secretaria de Saúde aprova Plano de Ação à pessoa com deficiência em MS

Leonardo Rocha | 05/05/2014 13:09

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aprovou a criação do Plano de ação da Rede de Cuidados à pessoa com deficiência, em Mato Grosso do Sul. Um dos objetivos é respeitar os direitos deste público, com a garantia de autonomia, independência e liberdade, com sua inserção na sociedade.

Este plano publicado hoje (05), no Diário Oficial do Estado, tem como temas principais à promoção ao respeito e aceitação as pessoas com deficiência, garantindo o acesso e qualidade aos serviços públicos, com cuidado e assistência multiprofissional.

Este Plano prevê atenção humanizada, com desenvolvimento de atividades que favoreçam esta inclusão social e o exercício da cidadania, com a ampliação de projetos e oportunidades neste setor.

O cuidado com a promoção da saúde nos processos de reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, através de ações de prevenção e tratamento é essencial para este programa. Também se destaca a produção e oferta de informações sobre o direito destas pessoas, com serviços disponíveis pela rede (internet), cartilhas e manuais.

O trabalho também precisa ser organizado e regulado para atender esta demanda, como nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). De acordo com Censo Demográfico de 2010, em uma população de 2,4 milhões em Mato Grosso do Sul, 28,56% são de pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Este levantamento aponta 409.580 (16,72%) de pessoas com deficiência visual, 150.191 com deficiência motora (13%), 107.610 possuem deficiência auditiva (4,39%) e 32.488 pessoas com deficiência intelectual (1,32%).

As ações deste plano serão divididas em três regiões do Estado: Campo Grande, Corumbá e Ladário e Dourados, com seus respectivos dados em relação aos números de pessoas com deficiência, a questão socioeconômica deste público, assim como a rede de saúde e profissionais disponíveis em cada região.

Nos siga no Google Notícias