ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Senador pede que Ibama intervenha no combate a incêndios

Redação | 19/05/2009 17:02

Na manhã de hoje, o senador Delcídio do Amaral (PT) solicitou a intervenção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para tentar acabar com as queimadas na região de Ladário e Corumbá.

"Chegamos ao limite. Nas últimas semanas, estive pelo menos três vezes em Corumbá e notei que a situação é insustentável. Ninguém aguenta mais o fogo e a fumaça que tomam conta não só da zona rural, mas também da área urbana do município", relata.

O senador atenta para o fato de que, caso não haja uma ação rápida das autoridades competentes, poderá haver danos "irreparáveis" para o ecossistema do Pantanal.

Segundo o Delcídio, desde o início do ano, a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, vinculado ao Instituto de Pesquisas Espaciais, já detectou 2.406 queimadas, somente em Corumbá

Depois de receber o pedido de Delcídio, o presidente do Ibama, Roberto Messias, acionou a coordenação do Prevfogo em Mato Grosso do Sul, que, em aeronave cedida pelo governo do estado, iniciou na tarde desta terça-feira, uma vistoria das áreas mais atingidas.

Com o relatório da vistoria, a direção do Instituto, em Brasília, decidirá que providencias tomar para combater imediatamente as chamas.

"Uma das opções é enviar para Mato Grosso do Sul helicópteros e aviões Dromader, equipados para o combate a incêndios florestais", disse Delcídio. Tais aeronaves podem "bombardear" as chamas com águas e extinguir o fogo.

Nos siga no Google Notícias