ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Sesau descarta contratar leitos privados para suprir UTI

Redação | 03/07/2009 16:31

O secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, descartou, em reunião no MPE (Ministério Público Estadual), contratar leitos de hospitais particulares para suprir o déficit de leitos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele justificou que a medida exigirá aporte de recursos e prejudicaria outras ações para sanar o problema na rede pública na Capital.

Na reunião, Mandetta explicou que o déficit de leitos em UTI é desde 2005. "Tem dois hospitais em Campo Grande que precisam de investimento, a Santa Casa e o Hospital Regional. Se o Ministério Público se movimentar via judicial, vai pegar o recurso que seria usado e jogará o custeio dos leitos que serão comprados", destacou.

Para a promotora de Justiça da Cidadania, Sara Francisco Silva, essa decisão não leva em conta os pacientes que estão na fila aguardando por uma vaga, podendo vir a morrer. Ela contou que a situação vem desde 2005 com o agravamento em 2008. "Tudo já foi tentado para se resolver o problema. Em julho de 2008, chegou-se no mesmo ponto que agora", disse

Sara Francisco ressalta que o Ministério Público possui os nomes dos pacientes que estão internados nas UTIs e daqueles que estão aguardando vagas em leitos de UTIs e que risco de morte, caso não sejam colocados em leitos adequados. A Promotora analisa o caso para ver se entra com uma ação civil Pública em caráter emergencial para que o problema seja solucionado.

Nos siga no Google Notícias