ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Silêncio na morte de delegado impediu Polícia de oferecer a delação premiada

Graziela Rezende | 05/09/2013 12:33
Antônio deu cobertura na fuga, segundo Polícia. Foto: Marcos Ermínio
Antônio deu cobertura na fuga, segundo Polícia. Foto: Marcos Ermínio
Guarda Municipal nega participação no crime. Foto: Marcos Ermínio
Guarda Municipal nega participação no crime. Foto: Marcos Ermínio

O interrogatório com os suspeitos de executar o delegado Paulo Magalhães, no dia 25/06, em Campo Grande, de nada adiantou para a Polícia e demonstrou a frieza e o “profissionalismo” do pistoleiro José Moreira Freires, 39 anos, além do comparsa Antônio Benites Cristaldo, 36 anos. A atitude, de acordo com o delegado Alberto Rossi, um dos responsáveis pela investigação, impediu a Polícia de oferecer a delação premiada para tentar descobrir o mandante do crime.

Ao se apresentarem “espontaneamente” com os respectivos advogados, assim que foi expedido o mandado de prisão temporária, ambos permaneceram quietos por mais de 1h. Enquanto a Polícia apontava os indícios e questionava das provas que possui, inclusive falando das denúncias que os apontavam, os suspeitos ficaram calados e disseram que só falariam “em juízo”.

“Como eles ficaram calados, não pudemos oferecer a delação premiada, mas isso não significa que isso não possa ser oferecido novamente. O próximo passo é descobrir o mandante e, de qualquer maneira, as investigações continuam, eles falando ou não”, afirma o delegado.

Sobre o “profissionalismo” dos suspeitos, que inclusive não possuem passagem policial, com exceção do terceiro indiciado Rafael Leonardo dos Santos, 29 anos, que está foragido e tem uma por receptação, a Polícia ressalta detalhes do crime de pistolagem.

Hora certa: “Eles sabiam que não iria dar certo atirar na vítima com o carro andando, então aproveitaram o momento em que ele estava mais vulnerável. Na ocasião, o veículo estava parado, chovendo e seria difícil identificar as pessoas na moto, principalmente porque o vidro estava embaçado. Nem se o delegado estivesse com a arma na mão seria difícil se defender dos autores, foi uma atitude extremamente covarde. Ele jamais conseguiria reagir”, afirma o delegado Rossi.

Coletiva no Garras. Foto: Marcos Ermínio
Coletiva no Garras. Foto: Marcos Ermínio

O caso continua em uma 2ª etapa de investigação. O próximo passo é apontar ao certo quem seriam os mandantes, o valor da recompensa e ainda o que foi feito com este dinheiro, sendo todas as informações do patrimônio dos envolvidos repassadas ao Judiciário, conforme o delegado Edilson dos Santos, presidente do inquérito policial.

Delação premiada: Um artifício para o combate à criminalidade, em especial aos grupos organizados, é quando o acusado no processo penal é incitado pelo Estado a contribuir com as investigações, confessando a sua autoria e denunciando seus companheiros com o fim de obter, ao final do processo, algumas vantagens na aplicação de sua pena, ou até mesmo a extinção da punibilidade.

Uma vez aceitando a proposta de “cooperar com a elucidação dos fatos”, o réu abre mão do direito ao silêncio e à ampla defesa, assegurados na Carta Magna, trai seus companheiros, e se beneficia da sua própria perfídia ao obter uma atenuação em sua pena.

Crime: Paulo Antunes Magalhães, 57 anos, foi atingido por uma pistola de 9 milímetros, de uso restrito do Exército. Ele estava na frente da escola da filha, na rua Alagoas, quando foi alvejado.

Nos siga no Google Notícias