ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Simpósio sobre registro de patentes ocorre dias 21 e 22 de agosto

Vinícius Squinelo | 12/08/2013 20:57

Todos os anos, estudantes e docentes da Universidade Federal da Grande Dourados criam inovações tecnológicas e sociais, através de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Algumas dessas inovações podem e devem ter sua criação registrada e patenteada, como forma de garantir os direitos de quem trabalhou em seu desenvolvimento. Isso não significa necessariamente cobrar royalties por aplicação e uso da inovação, mas garantir que outras pessoas não se apropriem deste conhecimento para explorá-lo de forma indesejada.

Para instruir a comunidade acadêmica a respeito desse tema, será realizado o 2º Simpósio de Inovação e Propriedade Intelectual (SIPI), dias 20 e 21 de agosto. Durante o Simpósio, os participantes poderão tirar dúvidas sobre base de patentes, propriedade intelectual e direito autoral. Até mesmo pesquisadores que atuam há muito tempo terão a oportunidade de se atualizar sobre os mecanismos de proteção das suas criações intelectuais.

No dia 20 vão acontecer dois painéis com palestras e debates. Pela manhã, o tema será o arcabouço legal em proteção do conhecimento, abordando primeiramente o registro de marcas e patentes. Um dos palestrantes vai falar sobre proteção do conhecimento sensível, que é todo conhecimento que se relaciona com a defesa e os recursos naturais do país, incluindo conhecimentos tradicionais de povos indígenas. Após as palestras, haverá tempo para questionamentos e debates.

Também no dia 20, no período da tarde, o tema será sobre encubação de empresas. Um dos enfoques é sobre como incubadoras de empresas podem auxiliar no desenvolvimento econômico e tecnológico do município. Também será abordada a importância de se estimular a criação de Empresa Junior nas instituições de Ensino Superior.

No segundo dia do evento vão acontecer dois minicursos, na parte da manhã. Um dos cursos será ministrado pelo professor Honorivaldo Rodrigo Albuquerque Silva, que vai detalhar sobre as leis que defendem a Propriedade Intelectual, abordando – entre outros pontos – a propriedade industrial, patentes, marcas, desenho industrial, lei de programa de computador, lei de proteção de cultivares, direito do autor, leis que protegem os conhecimentos tradicionais, leis que se aplicam a inovações tecnológicas.

Nos siga no Google Notícias