ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Sindicância apura lucro excessivo em cantinas de prisões

Redação | 01/07/2008 07:19

A Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) baixou uma portaria determinando sindicância para apurar denúncias relacionadas ao superfaturamento na venda de produtos nas cantinas de presídios de Campo Grande.

A reclamação é antiga, mas ganhou força em março, quando integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) do Sistema Carcerário vistaram presídios da Capital.

Os presos reclamam que os produtos vendidos nas cantinas têm valores exorbitantes. A sindicância abrange a Colônia Penal Agrícola e o Estabelecimento Penal de Segurança Máxima. Nesta segunda-feira já havia sido determinada suspensão do funcionamento da cantina da Colônia Penal Agrícola.

A Agepen encaminhou também ofício à PGE (Procuradoria Geral do Estado) para que o funcionamento das cantinas seja normatizado por meio de concessão. Hoje há uma Lei que trata do assunto.

Amanhã integrantes da CPI devem retornar à Capital. A Colônia Penal Agrícola foi considerada pela Comissão como segundo pior presídio do País.

A CPI pediu indiciamento de várias autoridades, dentre elas do secretário de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini.

Nos siga no Google Notícias