ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sindicato dos médicos não vai aceitar inversão de papéis com enfermeiros

Paula Vitorino | 21/06/2011 11:18

Sesau garante que não está em discussão inserir entre as funções do enfermeiro a prescrição de medicamentos ou de diagnóstico

“Não somos contrários a atuação da profissão de enfermagem dentro de sua área. Mas o que não vamos aceitar é que o enfermeiro atue dentro da área de responsabilidade médica. Isso seria uma inversão de profissões”, afirma o presidente do Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos), Marco Antônio Leite.

A declaração do médico é sobre a normativa do Ministério da Saúde de 2007, que agora está em processo de estudo para ser aplicada em Campo Grande, e que prevê a realização de CE (Consultas de Enfermagem) por enfermeiros em unidades públicas de saúde.

Entre as atribuições autorizadas pela portaria, estão a de que o enfermeiro poderia solicitar exames complementares, prescrever e transcrever medicações, além de emitir um "pré-diagnóstico" para depois encaminhar o paciente para o médico especifico.

Na Capital, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que as CE já acontecem nas unidades de saúde, realizando a triagem antes do encaminhamento para a consulta médica.

Mas o Sinmed questiona a portaria do Ministério, principalmente, no que diz respeito a permissão para o enfermeiro fazer a prescrição de medicamentos e de exames - desde que estejam fora dos programas básicos de saúde, como pré-natal e diabetes.

“Uma gestante que chega ao posto, por exemplo, já tem os exames básicos, que são padrão. Aí o enfermeiro pode pedir os exames e depois encaminhar para a avaliação do médico”, diz. Segundo o presidente, isso também já é feito dentro da triagem dos enfermeiros nos postos.

Mas a prescrição de medicamentos e de outros exames pelos enfermeiros seria um risco para a população.

“O enfermeiro não foi formado para isso. É um risco para a sua profissão, como também para a população. Cada profissão é uma profissão, não podemos interferir na deles e nem eles na nossa”, afirma.

Marco esclarece que cabe ao enfermeiro fazer a pré-consulta, triagem de pacientes e suporte ao atendimento do médico.

Muleta - Para o presidente do Sinmed, a justificativa da implantação da normatização como uma medida para suprir a falta de médicos e desafogar os atendimentos no serviço público “é um absurdo”.

“Não podemos pensar em resolver a falta de médicos substituindo a sua função por outro profissional. Isso é um absurdo. É tentar resolver um problema e causar outro maior ainda”, garante.

Durante audiência pública na semana passada, o MPE (Ministério Público Estadual) defendeu que a proposta sob a alegação de que além de valorizar a atividade médica, a medida desafogaria a espera no atendimento dos postos de saúde da Capital.

O presidente do Sinmed ainda alerta que a população não deve aceitar ser diagnosticado por um enfermeiro, pois isso é função do médico.

“O paciente deve denunciar ao Ministério Público e ao Conselho de Medicina quando o diagnóstico tiver sido feito por enfermeiros. Eles não foram formados para isso”, diz.

O Sinmed informou que irá encaminhar para a Sesau ainda nesta semana um ofício questionando até onde vai a função do enfermeiro, delimitando quais seriam as funções do profissional segundo a normatização da Capital.

Só após a resposta o Sindicato irá definir quais serão as próximas ações. De acordo com o presidente, a normativa do Ministério da Saúde já foi “anulada” em alguns estados.

Decisões - O secretário de saúde do município, Leandro Mazina, esclarece que a proposta não é aplicar na íntegra a portaria do Ministério da Saúde em Campo Grande, mas criar uma nova normatização adequada “as realidades da região”.

“As adaptações são baseadas nos profissionais daqui e agora dependem da aprovação do Conselho Municipal de Saúde para, então, começar a vigorar”, acrescenta.

Ele afirma que o objetivo é acrescentar algumas funções ao que já é desempenhado pelo enfermeiro na Capital. Mas que não está sendo nem cogitado que o enfermeiro prescreva medicamentos ou faça o diagnóstico de paciente.

Ainda segundo ele, a Capital “tem médicos e por isso algumas determinações da portaria do Ministério da Saúde não são necessárias. Isso se aplica a locais afastados onde não quase não existe médicos”.

O enfermeiro, na Consulta de Enfermagem, já mede a pressão, avalia os sinais vitais, a temperatura do corpo e faz orientações do uso de medicamento e prevenção da saúde.

Com a normativa, ele passará também a fazer o encaminhado do paciente para a especialidade médica específica e para exames específicos dos programas do Ministério da Saúde – diabetes, pré-natal e hipertensão, por exemplo.

“Às vezes o posto está lotado, mas o paciente só quer um encaminhamento para uma especialidade médica ou um exame básico. O enfermeiro vai agiliza esse atendimento”, diz.

Nos siga no Google Notícias