ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Só 12% do público-alvo tomaram vacina contra gripe suína

Redação | 15/03/2010 09:49

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe provocada pelo vírus H1N1, a chama gripe suína, atingiu até agora 11.316 pessoas em Mato Grosso do Sul, desde segunda-feira passada, quando a imunização começou. Isso significa que foram imunizados penas 12% do público-alvo total dessa fase, que vai até sexta-feira desta semana.

Segundo o cronograma que leva em conta o risco de contrair a doença, a vacinação começou pelos trabalhadores em saúde e pela população indígena. Entre os profissionais da área de saúde, foram, desde a semana passada, 5.090 imunizações, 21% do total.

Entre os indígenas, porém, só receberam a dose, até agora, 9,2% do público-alvo, de 67.133 pessoas. Apesar de a meta das autoridades de saúde ser de atingir 80% desse grupo de risco para a doença, e não cem por cento, ainda falta muito para atingir esse objetivo.

A Secretaria Estadual de Saúde, responsável por unificar os dados, informou que esses dados podem excluir resultados de alguns municípios que ainda não enviaram os dados.

A recomendação da Secretaria é que as pessoas incluídas nesse grupo procurem se vacinar dentro do prazo, pois não há previsão de prorrogação. Um dos problemas que estaria sendo registrado é a baixa adesão dos indígenas, apesar do mutirão feito para a imunização dessa população.

Cronograma - Mato Grosso do Sul recebeu 106 mil doses de vacinas para a esta primeira etapa, a. Também foram enviados seringas, agulhas, cartazes e folderes sobre a gripe suína.

O Ministério da Saúde ainda não decidiu qual vai ser a estratégia utilizada em caso de sobra de vacina.

No Estado, a previsão, nas cinco etapas, a previsão é imunizar 1.187.407 pessoas, um pouco menos da metade da população, divididos em grupos conforme o risco de contrar o vírus H1N1.

A segunda etapa começa será de 22 de março a 2 de abril e é direcionada para o grupo das gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha), crianças de seis meses a menores de dois anos de idade e doentes crônicos (idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal.)

Confira abaixo o cronograma das outras etapas:

CRONOGRAMA DE VACINA

Nos siga no Google Notícias