ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

STF manda pagar ajuda de custo para juiz se mudar de Dourados a Campo Grande

Marta Ferreira | 06/08/2014 11:17

Decisão desta semana do STF (Supremo Tribunal Federal) assegurou a um magistrado do Trabalho em Mato Grosso do Sul o direito de receber ajuda de custo para se mudar de Dourados para Campo Grande, distantes 233 quilômetros. Segundo o STF, que não divulgou o nome do juiz, o pedido de auxílio na mudança havia sido rejeitado administrativamente pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, após consulta ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na seção de terça-feira do STF, a ministra relatora da ação, Cármen Lúcia, afirmou que já há decisão do CNJ no sentido de que a ajuda de custo é devida aos membros da magistratura e, mesmo que esse entendimento tenha sido firmado posteriormente ao pedido apresentado pelo juiz ao TRT-24, não deve haver desigualdade entre as situações.

O juiz havia pedido, ainda, indenização por danos morais, em razão do indeferimento administrativo da ajuda de custo, mas isso foi rejeitado. A decisão favorável ao pedido de ajuda de custo foi unânime. O valor envolvido não foi informado.

Entendimento - No julgamento da ação, o plenário do STF reconheceu sua competência para julgar ação que discute o pagamento de ajuda de custo para despesa de transporte e mudança para juízes. }

Segundo o tribunal divulgou em seu site, “foi aplicado ao caso dispositivo constitucional que torna o STF competente para julgar processos em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados e decidir em ações em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados.

Nos siga no Google Notícias