ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

STF rejeita reduzir pena de presa em MS com 0,5 kg de coca

Marta Ferreira | 07/12/2010 15:14

Defesa de "mula" pretendia que ela fosse para regime aberto

O STF (Supremo Tribunal Federal) negou pedido da Defensoria Pública da União progressão de regime para Jackeline Pereira Lima, presa em Mato Grosso do Sul transportando meio quilo de cocaína e condenada a 6,8 anos de reclusão. A defesa entrou com habeas corpus pedindo a redução da pena, o que colocaria Jackeline no regime aberto.

O pedido foi negado, no dia 2 de dezembro. Jackeline, hoje com 22 anos, foi presa em 2007, durante fiscalização de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal em um ônibus que fazia o trecho Corumbá/São Paulo.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, ela atuava como “mula” para o tráfico e teria viajado até Puerto Quijarro, na Bolívia, onde pegou a droga com o objetivo de entregá-la em Campo Grande .

Ela carregava no corpo 556,17g de cocaína. Trinta cápsulas foram ingeridas e o restante estava em um bastão introduzido na vagina.

Condenada por tráfico internacional, ela recorreu da sentença pedindo a readequação da pena. A defesa alegou que a dosimetria foi além do previsto legalmente. O pedido foi rejeitado no Tribunal Regional Federal da 3ª Região que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e, depois, no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O caso foi então para o STF e, ao analisar o processo, a Turma acompanhou o voto do relator da matéria. Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, o hábeas corpus não é o caminho possível possível para análise de fatos e provaas para saber se as condições permitem a progressão de regime prisional. A Turma rejeitou o HC por decisão unânime.

Nos siga no Google Notícias