ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

STJ mantém vacância em cartório distribuidor da capital

Redação | 10/07/2009 12:07

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou a decisão do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e manteve a vacância da titularidade do cartório distribuidor de Campo Grande.

O cargo ficou vago depois que sua titular, Erothildes Silva Queiroz, pediu para se aposentar, fato que levou o Poder Judiciário a assumir o serviço judicial de distribuição de processos.

O ministro Humberto Martins, relator do processo, entendeu que a aposentadoria voluntária extinguiu a delegação do serviço, e os demais ministros da Segunda Turma seguiram seu entendimento, baseados na Lei n. 8.935/94.

Em mandado de segurança, a ex-titular do Cartório argumentou que a referida lei não se aplica à sua relação com o Estado, já que teria adquirido vitaliciedade com base no artigo 117 da Constituição Federal de 1967.

Contudo, o relator entendeu que o Poder Legislativo é competente para iniciar projeto de lei que trata da extinção de delegação, que não pode ser confundida com extinção de cargo ou ofício do Poder Judiciário. Para ele, o caso julgado não trata de extinção de cargo ou ofício, tanto que o presidente do TJ declarou sua vacância, isto é, o cargo existe, mas não está ocupado.

"Delegação não é título de nobreza nem título acadêmico, existindo não em função da pessoa que a exerce, mas em função do interesse público primário, devendo, portanto, haver previsões legais de perda e extinção", concluiu o relator.

Nos siga no Google Notícias