ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Taxistas selam acordo para atuar na fronteira da Bolívia

Redação | 28/10/2010 13:51

Taxistas de Corumbá e da Bolívia firmaram acordo ontem objetivando o combate do transporte clandestino de passageiros nos dois países.

Os carros bolivianos que abastecem os vendedores autônomos das feiras livres e da Brasbol serão cadastrados e receberão, até o fim do ano, selos de identificação autorizando a circulação no Brasil.

Os trabalhadores do ramo no País vizinho devem se dirigir até a Agetrat (Agência Municipal de Trânsito), portando os documentos do veículo em questão, do motorista e o carnê fronteiriço.

Estes veículos terão horário estipulado de entrada e saída do Brasil. Caso o carro seja flagrado descumprindo a norma, e em situação que caracterize transporte irregular de passageiros, o motorista responderá de acordo com as leis vigentes.

Os veículos convencionais brasileiros e bolivianos continuam tendo livre circulação entre os dois países.

"Nós, taxistas brasileiros, tínhamos um grande problema com a atuação dos carros vindos do país vizinho, exercendo o serviço de taxistas em nosso país, mas sem nenhuma regularização. Hoje estamos satisfeitos com o resultado obtido", detalhou o ice-presidente do Sindicato dos taxistas de Corumbá, Francisco Alberto Vieira.

A diretora da Agetrat, Silvana dos Santos Rico Ortiz, enfatiza que a intenção não é restringir o acesso dos bolivianos ao Brasil, mas evitar que alguns motoristas se utilizem desse artifício para prejudicar o trabalho dos taxistas locais.

Além desse selo, a Agetrat aprovou a presença de um fiscal do Sindicato dos Taxistas do Brasil na fronteira, como forma de coibir o transporte clandestino tanto internacional como nacional.

O diretor responsável pelo Trânsito em Puerto Suárez, Willy Quirroja Zaloala, avaliou a iniciativa como sendo "de ótima qualidade" e estima que essas ações também serão realizadas na Bolívia.

"Que essa ação seja cumprida até o fim e que os bolivianos reflitam que é necessário ter ordem, ter leis e cumpri-las", concluiu. Com informações do Diário de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias