ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

TCE distribui cartilha sobre gripe suína a servidores

Redação | 18/08/2009 22:31

Em alerta sobre os riscos da gripe suína, doença causada pelo vírus H1N1, o TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) distribuiu cartilhas aos servidores e informações através do site (www.tce.ms.gov.br) para que dúvidas sejam esclarecidas.

Foram impressos mil folhetos, distribuídos aos servidores pelo setor médico do Tribunal. A médica Miriam Arakaki ressalta que a principal característica do vírus é a facilidade com que é transmitido.

A análise epidemiológica realizada até o momento indica que a faixa etária mais acometida pelo vírus é entre 20 e 49 anos. Por isso, segundo a médica, medidas para a prevenção estão sendo tomadas com os servidores e funcionários do TCE.

Hoje a SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou a primeira morte em consequência da gripe suína em Mato Grosso do Sul. No Brasil, já são 380 óbitos.

Gestantes e pessoas com idade inferior a 2 anos e superior a 60 estão inseridas nos grupos com maior risco de desenvolvimento da doença.

Sintomas - A gripe é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por tosse ou espirro. Inicialmente a pessoa infectada tem dificuldade em respirar e depois sintomas como febre alta, dor muscular, dor de garganta, fraqueza, dor de cabeça e tosse seca aparecem.

Os cuidados gerais e a prevenção são os mesmo da gripe comum, podendo ser feito o isolamento em casa, reservando os casos de internação para os pacientes com sintomas graves.

Nos siga no Google Notícias