ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Terenas decidem hoje novas ações diante de decisão para saírem de fazenda

Francisco Júnior | 19/06/2013 12:22

Os índios da etnia Terena que ocupam a fazenda Esperança, em Aquidauana, decidem em assembleia quais as novas ações que iram tomar diante da decisão judicial que determinou o prazo de 10 dias para que eles desocupem a propriedade. Ontem (18), os terenas bloquearam por duas horas a rodovia BR-262 na região de Miranda.

De acordo com o líder da aldeia Bananal, Estevão Terena a assembleia vai ser realizada às 15 horas. Segundo ele, pelo menos mil indígenas estão na área na fazenda.

Outro ponto a ser discutido pelos terenas será com relação aos pertences e as 2 mil cabeças de gado de propriedade do dono da fazenda Nilton Carvalho da Silva, de 59 anos. Na tarde desta terça-feira as lideranças indígenas deram um prazo de 24 horas para o fazendeiro retirar os animais do local.

Nilton Carvalho relatou que não tem condições de retirar o gado da propriedade neste curto prazo. “ Eu precisaria de pelo menos 60 dias para fazer essa remoção. O gado não é como um objeto que está na prateleira que você tira com a mão”, afirmou. Ele teme que os indígenas possam matar ou vender os animais.

O fazendeiro afirma que respeita a decisão da justiça e o que governo federal tem total condições de resolver esse impasse. “ È só o governo pegar a metade do valor equivalente ao que foi gasto na reforma do Maracanã para a Copa e comprar a terra dos fazendeiros. Isso é fácil”, acrescentou.

Com relação a vinda novamente do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, à Campo Grande nesta quinta-feira (20) para debater o conflito de terras no Estado, ele não se mostra muito otimista. “ Não acho que ele venha trazer uma solução”, disse.

Nos siga no Google Notícias