ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

TJ marca para 17 de novembro audiência para escolha de cartórios

Marta Ferreira | 04/10/2011 15:17

Audiência foi adiada na semana passada após decisão do STF que liberou 12 cartórios cujos titulares tinham liminares

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul marcou para o dia 17 de novembro a audiência pública para a escolha dos cartórios, oficialmente chamados de serventias extrajudiciais, onde vão atuar os aprovados no concurso realizado pelo órgão. A audiência, que havia sido marcada para quinta-feira passada, mas foi adiada diante da decisão do STF que, um dia antes, derrubou as liminares que donos de cartórios tinham para se manter como titulares.

Além de marcar a nova audiência, o TJ divulgou hoje a lista das serventias, incluindo os cartórios que antes estavam fora por causa das decisões judiciais.

A cassação de liminar pelo STF (Supremo Tribunal Federal) liberou 12 cartórios para aprovados em concurso público. Ao todo, são 59 cartórios, contato os que estavam indisponíveis pela disputa judicial.

A escolha pelos concursados é feita conforme a ordem de aprovação.

Foi o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que determinou a realização do concurso, como forma de substituir os titulares de cartórios por concursos.

Em dezembro do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a saída dos titulares de cartórios que ocupam o cargo sem terem passado em concurso público, mas em Mato Grosso do Sul, tabeliães titulares eram mantidos nas funções, mesmo sem concurso, graças a liminares da justiça, caçadas pelo ministro do STF, Luiz Fux.

Os titulares atingidos pela liminar vão recorrer da decisão.

Nos siga no Google Notícias