ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Uso da pitanga no combate à dengue rende prêmios para gêmeas da Capital

Thiago de Souza | 31/10/2015 11:32
Gêmeas campo-grandenses conquistaRAm 3º lugar na Mostratec, no RS (Foto: Divulgação)
Gêmeas campo-grandenses conquistaRAm 3º lugar na Mostratec, no RS (Foto: Divulgação)

As irmãs gêmeas Isabelle e Danielle Errobdarte de Matos, 16 anos, conquistaram o terceiro lugar na Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia) realizada em Novo Hamburgo (RS). O prêmio foi na categoria de biologia celular e molecular. As jovens de Campo Grande apresentaram experiência que usa a folha da pitanga no combate de larvas e ovos do mosquito da dengue.

Danielle conta que a ideia para o experimento surgiu quando da epidemia de dengue ocorrida na Capital em 2013. As irmãs desconfiaram do fato delas e do pai terem contraído a doença, mas a mãe não. Ao analisar os fatos, constataram que na época do contágio, a mãe utilizara um perfume diferente do usual, com essência de pitanga.

A partir daí Isabelle e Danielle levaram a tese para o orientador Denis Souza. Eles decidiram então que a folha de pitanga não deveria ser usada somente para combater o mosquito na  fase adulta, e sim criar um óleo para atingir o Aedes Aegypti nas suas fases iniciais. Fizeram a experiência com a folha da Eugenia uniflora (Pitanga), que passou por um processo de destilação, utilizando um solvente orgânico nos testes. As experiências foram realizadas nos laboratórios da UFMS, em Campo Grande.

Segundo Danielle, nos ovos do mosquito, o experimento teve 85% de eficácia de repelência. Com as larvas, o experimento ainda está sendo finalizado.

A premiação das jovens na Mostratec lhes rendeu uma participação na Intel ISEF, uma das maiores feiras de ciências e tecnologia do mundo realizada anualmente em Phoenix, nos Estados Unidos. Antes da mostratec, as duas conquistaram o primeiro lugar na Fecintec (Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande).  

Nos siga no Google Notícias