ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Vereador diz que traçado de ferrovia prejudica Dourados

Redação | 01/12/2009 08:56

O vereador Junior Teixeira (PDT) disse ontem à noite, durante sessão da Câmara de Dourados, que o traçado da ferrovia ligando Mato Grosso do Sul ao Paraná prejudica o município. De acordo com o vereador, que é líder do prefeito Ari Artuzi (PDT) na Câmara, o traçado elaborado pela Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.) exclui Dourados dos principais centros produtores e vai dificultar o escoamento da produção do município em decorrência do aumento do custo para transporte através da ferrovia.

"O traçado que está em estudos ambientais prevê a construção da ferrovia passando por Maracaju e com um ramal até Dourados. Dessa forma, Dourados fica sem uma saída direta para o escoamento. Os produtos que saírem de Dourados terão de percorrer pelo menos 90 km até Maracaju e só depois descer rumo ao Paraná, passando por Laguna Carapã, Caarapó, Eldorado e Mundo Novo. Defendemos a construção de um ramal direto entre Dourados, Laguna Carapã e Caarapó, o que encurtaria em pelo menos 50 km o caminho entre nossa produção e o porto de Paranaguá", afirmou o vereador durante a sessão.

Junior Teixeira disse que vai propor uma audiência pública na Câmara de Dourados para discutir o traçado da ferrovia, considerada o principal projeto do governo André Puccinelli para o desenvolvimento da região sul do estado. Segundo ele, se o traçado não for modificado, Dourados pode ficar sem as indústrias que deveriam se instalar no município em decorrência da ativação da ferrovia. "Dourados não será atrativo para instalação de novas indústrias e investimentos, já que o percurso ficará muito extenso, o que vai encarecer o transporte", afirmou.

A ferrovia ligando Maracaju ao Porto de Paranaguá, passando por Dourados e Mundo Novo, terá 1.115 km, sendo 320 km entre Maracaju e Guaíra, 170 km de Guaíra a Cascavel, 250 km de Cascavel a Guarapuava e 365 km entre Guarapuava e Paranaguá. O único trecho pronto é entre Cascavel e Guarapuava. Não há previsão de quando as obras devem começar.

Nos siga no Google Notícias