ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Vigilância alerta sobre regra para moderador de apetite

Redação | 31/03/2010 13:50

A Vigilância Sanitária municipal começa na próxima segunda-feira a visitar as drogarias de Campo Grande para repassar as novas determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a venda dos remédios inibidores de apetite, denominados anorexígenos.

Resolução da Anvisa, de 26 de março deste ano, alterou a classificação dos medicamentos para emagrecer, que saíram da listagem C (referente a produtos de uso restrito, mas que não causam dependência) e passaram para a listagem B (que são os remédios causadores de dependência física e psíquica).

A mudança ocorreu após a constatação da Anvisa de que muitos médicos estavam fazendo uma associação de medicamentos da listagem B (ansiolíticos) com os da classificação C (inibidores de apetite). "Esse tipo de associação causa um efeito antagônico, que provoca dependência e mais riscos para a saúde do que prevenção", alerta Antonio Carlos dos Reis Cardoso, chefe do setor de Fiscalização Sanitária da Secretaria de Saúde de Campo Grande.

Para coibir esse tipo de situação, a agência decidiu não apenas transferir os anorexígenos para o grupo dos psicotrópicos. Também foi determinado que seja feito um relatório mensal da comercialização dos remédios para emagrecer.

"Nosso objetivo é realizar um monitoramento mais preciso, com um controle mais rígido da prescrição e do aviamento dos inibidores de apetite", finaliza Antonio Carlos.

A medida também atinge a prescrição médica. "Faremos um ofício ao CRM (Conselho Regional de Medicina) esclarecendo que, a partir de agora, os médicos só poderão prescrever anorexígenos em receituário específico para medicamentos da lista B (subdivididos na classe B2)", informa Antonio Carlos. Caso os médicos continuem associando ansiolíticos com anorexígenos estarão cometendo infração sanitária.

Nos siga no Google Notícias