ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Votação de projeto sobre usinas surpreende ambientalista

Redação | 01/12/2009 17:04

O Fórum de Defesa do Pantanal, formado por entidades de defesa do meio ambiente, vai se mobilizar contra a aprovação do projeto de lei que permite o plantio e a instalação de usinas na BAP (Bacia do Alto Paraguai). Além de considerar insuficiente o levantamento realizado pelo Estado, as organizações não-governamentais se sentiram enganadas pelo Governo estadual.

De acordo com o secretário-executivo do fórum e membro do Instituto SOS Pantanal, Alessandro Menezes, o governador André Puccinelli (PMDB) tinha assumido o compromisso de debater a proposta antes de aprova-la na Assembléia. No entanto, após duas reuniões, os integrantes do grupo foram surpreendidos com o avanço da proposta no legislativo estadual.

"O governador tinha assumido o compromisso de não votar antes de concluir o debate com a sociedade", destacou o dirigente. Ele disse que o estudo do ZEE/MS (Zoneamento Ecológico Econômico) não é suficiente para definir se a instalação de usina pode ser feita na região da BAP.

As entidades querem a realização de outro estudo e mais específico para a região do Pantanal, que definirá quantas usinas e em quais regiões poderiam ser instaladas. "O estudo não é suficiente", afirmou Menezes.

Ele ainda lamentou que o Governo tenha informado que a proposta só liberava o plantio de cana-de-açúcar na BAP. O ponto mais polêmico, que permite a implantação de indústrias de açúcar e álcool, não foi divulgado e chegou a ser negado por Puccinelli.

Além de mobilizar contra a aprovação da proposta, o Fórum de Defesa do Pantanal pensa em dar um "prêmio simbólico", como troféu motosserra, ao governador em decorrência da proposta para instalar usinas na Zona do Alto Taquari e na Depressão do Miranda.

Nos siga no Google Notícias