ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia

Mário Sérgio Lorenzetto | 16/12/2015 11:08
Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia

Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia.

Poucas pessoas consideram assassinatos um problema urgente de saúde. Foi aplicando os métodos estatísticos utilizados por especialistas em saúde pública, para identificar as causas de homicídios e revelar mudanças sociais e políticas, que a Colômbia reduziu drasticamente a violência. Muitos acreditam, erroneamente, que pouco pode ser feito em uma cidade ou estado por sermos "geneticamente violentos". Outros céticos sustentam que crimes violentos não diminuem, a menos que sejam feitas profundas mudanças socioeconômicas, como a diminuição do desemprego e melhoria dos níveis educacionais. As cidades da Colômbia demonstraram que todas essas pessoas estavam erradas.

Desenvolveram um banco de dados epidemiológico sobre os muitos fatores sociais que elevavam significativamente o risco de ocorrer um homicídio. Em alguns bairros era o consumo exagerado de bebidas alcoólicas na madrugada. Em outros era o porte de armas. Em tantos outros, eram guerras entre gangues; foram centenas de fatores mapeados em computadores. Essas informações pormenorizadas e muito detalhadas chegaram a definir as ruas onde ocorriam atos violentos com determinada assiduidade. Elas levaram à implantação de novas leis e políticas elaboradas a partir de dados confiáveis e transparentes, e não de política partidária. O método funcionou.

Também transformaram as ideias sobre o tráfico de drogas. Passaram a entender que ele não era a causa direta da maioria dos homicídios. Quando analisaram os números, perceberam que o tráfico de drogas era, para a sociedade, o que o HIV é para o corpo humano: o vírus ataca os mecanismos de defesa, tornando o corpo vulnerável a outras doenças. Da mesma forma, narcotraficantes atacam a polícia e o sistema judiciário e político, ou seja, os mecanismos de defesa da sociedade. Essas instituições, enfraquecidas, despontaram como fatores de risco para a violência. A polícia colombiana, até a instalação dos observatórios do crime, só identificava suspeitos de 6% dos homicídios (no Brasil a taxa é de 8%).

Mudaram a cultura, tornaram-na transparente. Passaram a divulgar dados criminais como se divulgam dados do desemprego. As informações detalhadas obrigam autoridades públicas a prestar contas a suas comunidades e a resolver os problemas da violência. Tal como no Brasil, implantaram uma lei semi-seca para as bebidas alcoólicas; elas só poderiam ser vendidas até às duas horas da madrugada (no Brasil era até a meia noite). Uma medida impopular, mas adotada de conformidade com a cidade e o bairro onde a bebida respondia pelos casos de violência, é bem melhor tolerada e compreendida.

Assim também agiram com o porte de arma, com um adicional - era totalmente proibido em algumas datas. Bem como com a necessária agilidade da ação, por 24 horas, todos os dias, de grupos de policiais e promotores que iam aos bairros para enfrentar e solucionar os crimes. Enfim, aprenderam que não há uma abordagem padrão para aplicar métodos epidemiológicos a questões sociais, pois cidades e bairros têm diferentes fatores de risco. Nada mais lúcido, contemporâneo e corajoso. Mas é por esse exemplo, que alguns desses políticos, cuja estrela maior é Rodrigo Guerrero Velasco, percorre dezenas de países latino-americanos levando o conhecimento adquirido. São referências internacionais no combate à violência.

Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia
Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia

Deu a louca no tempo. Afinal, o que está acontecendo?

É fato que houve alteração no clima. Eventos extremos, como as enchentes em Campo Grande, acontecem com frequência cada vez maior. Chuvas diluvianas, ondas de calor intermináveis, ventos que se assemelham a tornados. Não há como negar eu o clima está diferente. Afinal, o que há de errado? Esses eventos são consequência das temíveis mudanças causadas pelas atividades humanas, que contribuímos com a elevada produção agropecuária, ou estamos passando por um período natural de mau tempo? É bem provável que as duas hipóteses sejam verdadeiras. Sem dúvida, vivemos sob os ditames do El Niño. Logo mais, enfrentaremos o inverso - La Niña.

Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia
Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia

El Niño e La Niña, um estranho vaivém.

Os cientistas aprenderam muito a respeito desse estranho vaivém que ocorre no Pacífico e influencia o clima do mundo. Durante o El Niño, uma imensa área de água quente - que costuma estar no centro do Pacífico - desloca-se para o leste, chegando à América do Sul. Durante o La Niña, essa mesma zona de água quente, encolhe, e recua para bem longe da América do Sul. O deslocamento dessa massa de água quente ao longo da linha do Equador, determina as trajetórias das correntes de jato de água, que são empurradas mais para o norte ou para o sul. Ou seja, o calor e o vapor de água originados nesse ponto geram tempestades volumosas. Assim, o El Niño gera tempestades na América do Sul e favorece secas na Austrália. Já com a La Niña, a Austrália tem inundações e há seca na América do Sul. Esses resultados não são mecânicos, são variáveis. Tanto a atmosfera quanto os oceanos são compostos de fluidos caóticos e ainda é impossível sabermos ao certo quando e onde ocorrerão com maior intensidade. Assim, neste momento, sabemos apenas que estamos vivendo uma época que o El Niño é determinante para as enchentes que novamente dilaceraram Campo Grande. Mas, não podemos prever, com margem mínima de erro, quando ele retornará.

Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia
Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia

O El Niño não está sozinho nas tormentas que se abatem sob Campo Grande.

Os eventos naturais como o El Niño e La Niña, porém, não explicam por si mesmos essa temporada recente de desastres. Há um aquecimento constante, com aumento significativo da umidade atmosférica. E o prolongado acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera têm capturado calor e provocado aquecimento no solo, nos rios e mares, e no ar. E todos estamos contribuindo para essa piora do clima.

Em 2006, um relatório divulgado pela ONU, causou espanto em todos os lugares onde as atividades agropecuárias são importantes. O relatório afirmava que a pecuária gerava 18% da quantidade de gases de efeito estufa. É uma contribuição à piora do clima superior em 5% às emissões de gás carbônico de todos os transportes do mundo. Tomamos conhecimento de que o atual modelo de alimentação é insustentável e contribuem decisivamente para esgotar os recursos do planeta.

Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia
Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia

A produção animal trouxe graves consequências ambientais.

A comida, responsável por suprir as necessidades biológicas do ser humano, tornou-se uma mercadoria valiosa. O brasileiro gasta, em média, 16% de sua renda mensal em alimentação. A humanidade dominou a natureza para produzir mais alimentos: há 10 mil anos, 99% da quantidade de biomassa animal correspondia a bichos selvagens. Hoje, animais criados para nos alimentar e nós, compomos 98% da matéria viva do planeta. Nas últimas décadas a produtividade por hectare aumentou no Brasil, com seis vezes mais grãos colhidos na mesma área e dez vezes mais carne obtida por hectare.

Acontece que essa lógica de produção, se é importante para a nossa economia, trouxe consequências ambientais mais graves do que o próprio processo de industrialização, com um impacto sem precedentes na emissão de gases de efeito estufa, no consumo crescente de água potável e na exaustão das terras cultiváveis. Paulo Barreto, mestre em Ciências Florestais pela Universidade Yale (EUA), reuniu dados sobre o impacto ambiental da atividade agropecuária, responsável por 62% do total de emissões brasileiras de gases poluentes. Desse número elevadíssimo, a criação de gado ocupa posição privilegiada: a fermentação no intestino dos bois foi responsável por 76% das emissões de gases poluentes do setor agropecuário brasileiro. Com a liberação do gás metano, que tem potencial poluente 25 vezes superior ao gás carbônico, e do óxido nitroso, liberado no esterco dos bois, chega a ser 296 vezes mais danoso que o CO2. Em média, cada boi produz de 250 a 500 litros de metano por dia - só no Mato Grosso do Sul, o rebanho está estimado em 21 milhões de cabeças de gado. É fácil fazer a conta da poluição animal. É muito difícil mudarmos nossos hábitos alimentares ou o tipo de produção do campo. O El Niño não pode levar a culpa sozinho.

Como os observatórios do crime reduziram drasticamente a violência na Colômbia
Nos siga no Google Notícias