ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Nasce a ciência. O turco que pôs a Terra flutuando no espaço

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 26/03/2024 07:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Todas as civilizações pensaram que o mundo era formado pelo Céu, em cima, e pela Terra, em baixo. Sob a Terra, para que ela não caísse, devia existir terra, até ao infinito. A mais encantadora teoria da antiguidade sobre a organização da Terra no espaço a colocava em cima de uma imensa tartaruga, e esta ficava em cima de um elefante. Havia, ainda a ideia de que nosso planeta estava assentado em gigantescas colunas, tais como o velho testamento preconiza. Essas imagens do mundo foram compartilhadas pelos egípcios, chineses, maias, hindus, africanos, babilônios e índios das três Américas. Todas, exceto uma, a comunidade de 'Mileto", na atual Turquia. Como eles descobriram que a Terra flutua no espaço?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Anaximandro, o turco que colocou a Terra em seu lugar.

O homem que deu esse enorme passo foi Anaximandro. Esse turco genial nasceu há vinte e seis séculos em uma pequena, mas rica, cidade chamada Mileto, situada no litoral ocidental. É certo que essa descoberta bastaria, por si só, para fazer dele um gigante do pensamento. Mas a sua herança é mais vasta. Anaximandro abriu caminhos para a geografia, para a física, para a biologia e para a meteorologia. Se tudo isso não bastasse para alçá-lo ao posto de primeiro cientista da humanidade, não existe eurocentrista que o retire da colocação de "um dos primeiros ".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O mundo no tempo de Anaximandro.

Como era o mundo na época de Anaximandro? A atual Turquia se preocupava em comercializar todos os produtos que tivesse notícia. Misto era tão rica que tinha um entreposto comercial no Egito. Em Atenas, o severo código de Dracon está em vigor, mal respiram, só falam em deuses. A maior cidade daquele mundo com seus duzentos mil habitantes era Ninive na Babilônia, outra cidade onde a religião dominava. Em Jerusalém reina Josué, da casa de Davi, que impõe o culto exclusivo a Jeová. Destrói todos os objetos de culto dos outros deuses, como Baal ou Asherah. Josué coloca fogo nos templos pagãos, trucida seus sacerdotes ainda vivos e exuma as ossadas daqueles que morreram para queimar nos altares. Aquele era um mundo dominado pelo misticismo e pela religião. Como pode aparecer um jovem rebelde, chamado Anaximandro, para colocar ordem baseada na realidade em tudo que existia?

Nos siga no Google Notícias