ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Os comunistas sem saber de comunismo nos ervais de P.Porã

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 29/03/2024 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
João Christiansen era um gaúcho, filho de noruegueses, que enfrentou as matas - a fome e a sede - entre o Rio Grande do Sul e P.Porã, carregando sua esposa e uma filhinha de três anos. Ao chegar, tomou posse de uma terra devoluta, construiu uma casa, cercas e currais. Comprou vacas, ovelhas e cavalos. Plantou milho, feijão e mandioca. Também começou a plantar e colher a erva-mate. Tratou de legitimar a posse da terra. Foi quando começou da parte da mega Empresa Mate Laranjeira uma luta ferrenha contra o João Christiansen. Depois de muitos dissabores, acordaram trocar as terras do João por outra desértica.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O filho do João perseguido pelos poderosos.

João Christiansen morreu nas guerras entre os caudilhos Bento Xavier - defensor do governo -  e José Deolindo - opositor ao governo do Estado. Deixou três filhos menores, entre estes, o único varão, João Cristiano Ortt. A Empresa Mate Laranjeira tentou tomar as terras dessa família recorrendo a expedientes jurídicos que levaram os Ortt à pobreza. Mas eles eram muito bem quistos pela maioria da população da região.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O levante "comunista".

João Ortt, vendo o caminho que as coisas iam seguindo, e já descrente dos sentimentos de justiça, pois a rica Empresa Mate Laranjeira conseguira colocar suas terras em um leilão, em desespero, resolveu vingar-se pelas armas contra a poderosa e tenaz perseguidora. Entendeu-se com os amigos de confiança, alistou gente, conseguiu armas e julgando-se forte, pelas muitas adesões, enfrentou o tradicional inimigo. E foi derrotado. Não satisfeitos, os chefões da mafiosa empresa, pediram à polícia e ao exército que perseguisse João. O motivo era que havia surgido nos ervais um levante comunista. Pobre Ortt, nunca tinha ouvido falar em comunismo. Muitos foram degolados, enforcados e fuzilados. Ortt exilou-se no Paraguai.
Nos siga no Google Notícias