ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Finanças & Investimentos

13º salário: como utilizá-lo?

Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 15/11/2013 08:10

O final do ano chegou e muitas empresas privadas já começam a transferir os recursos do 13º já este mês aos seus funcionários. No setor público, muitas instituições já pagaram a primeira parte ao longo do ano e quitam o restante em dezembro. Com o dinheiro extra em mãos a “pergunta que não quer calar é”: Qual a melhor destinação a esses recursos de final de ano? Devo investir? Quitar dividas, ou bancar as merecidas férias?

A primeira coisa a ser feita é uma análise minuciosa de sua situação atual como consumidor e seu comprometimento com dividas e despesas futuras. É fundamental á analise da sua situação financeira antes de tomar qualquer decisão. Um consumidor cujas contas fugiram do controle do orçamento mensal deve usar o 13º salário para quitar dívidas ou, pelo menos, parte destas. Nesta situação, encaixam-se, por exemplo, quem não tem conseguido pagar a fatura do cartão de crédito em dia, nem o valor total, quem entra com frequência no limite do cheque especial ou quem tem conta atrasada para pagar.

Ao trabalhador que tem o orçamento organizado e que tem conseguido honrar seus compromissos em dia, mas que ainda não possui uma reserva financeira, também não é recomendado utilizar o 13º salário com gastos ou bens de consumo. Estes gastos com bens de consumo ou viagens, por exemplo, é indicado apenas em uma situação que seja muito mais confortável. Como quando o trabalhador está com as contas em dia e já possui uma reserva para as despesas de janeiro (impostos, matrícula e material escolar dos filhos, presentes de natal parcelados, e etc.). Infelizmente esta situação parece ser um sonho distante para a maioria dos brasileiros, até que estes se conscientizem e mudem seu comportamento em relação ao dinheiro ao longo de todo ano.

Concluindo é importante lembrar que muitos bancos antecipam o recebimento tanto do 13º salário, quanto da restituição do IR - Imposto de Renda, e cobram uma taxa de juros mensal que varia de 2,5% a 5%, além de outras taxas. Este tipo de operação só é vantajosa, para aqueles que se encaixam na situação de acertos de contas, ou, pagamento de dívidas que possuam uma taxa de juros mensal superior ao custo desta transação, pois agindo desta forma, se está trocando uma dívida mais cara por uma mais barata. E você amigo leitor, em sua opinião qual a melhor destinação do 13º salário? Não deixe de contribuir com seus comentários.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias